Saúde preventiva: conheça os benefícios para trabalhadores e empresas - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Saúde preventiva: conheça os benefícios para trabalhadores e empresas

15/02/2023 - 10h48
saúde preventiva
Empresa que trabalha com a prevenção das doenças ocupacionais
garante a diminuição nos custos. Foto: Divulgação

Saúde preventiva é uma prática que visa cultivar cuidados antecipados para prevenir o surgimento de doenças. Nesse sentido, o foco é monitorar a saúde, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar do trabalhador. O conceito é promover mais saúde física e mental, e não necessariamente curar doenças específicas.

A adoção dessas medidas pode trazer inúmeros benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, incluindo redução de custos com saúde, aumento da produtividade, redução do absenteísmo, melhoria do clima organizacional e melhoria da imagem da empresa.

O médico do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso, Ediney Espínola, ressalta que uma empresa que possui gestão eficiente deve entender os colaboradores como o patrimônio mais valioso. “Estimular os cuidados com a saúde dos colabaoradores é fundamental para que a organização mantenha uma equipe com um alto nível de desempenho. As consequências são positivas para o negócio e para os próprios funcionários”.

De acordo com ele, de um lado, o empresário que trabalha com a prevenção das doenças garante a diminuição nos custos da empresa e melhora a reputação da marca, que passa a ser vista como uma boa empregadora. “Por outro, os trabalhadores se sentem acolhidos, mais segurados em desempenhar as funções, menos estressados e, consequentemente, mais motivados, elevando os índices de produtividade”, pontua.

Confira alguns dos benefícios

1 - Redução de custos com saúde: a adoção de práticas de saúde preventiva pode ajudar a reduzir os custos com planos de saúde e tratamentos médicos, uma vez que prevenir uma doença é mais econômico do que tratar uma doença já estabelecida.

2 - Aumento da produtividade: funcionários saudáveis tendem a ser mais produtivos, já que não precisam faltar ao trabalho para cuidar de sua saúde ou se recuperar de uma doença.

3 - Redução do absenteísmo: a saúde preventiva também pode ajudar a reduzir o absenteísmo no trabalho, uma vez que funcionários saudáveis tendem a faltar menos do que aqueles que têm problemas de saúde.

4 - Melhoria do clima organizacional: a adoção de práticas de saúde preventiva também pode melhorar o clima organizacional, uma vez que os funcionários tendem a se sentir mais valorizados e cuidados pela empresa.

5 - Melhoria da imagem da empresa: empresas que promovem a saúde preventiva também tendem a ter uma imagem mais positiva, o que pode atrair mais talentos e clientes.

saúde preventiva
Empresa com gestão eficiente deve entender os colaboradores
como o patrimônio mais valioso. Foto: Divulgação

Palestras do Sesi

Conheça o calendário de palestras de fevereiro que o Sesi Mato Grosso oferece para empresas e indústrias e monte o plano de saúde preventiva para os seus colaboradores. 

  • 18 - Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

           Palestra: Álcool, tabaco, outras drogas e seus malefícios à saúde do trabalhador

           Orientação psicossocial individual e em grupo

  • 20 - Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo

           Palestra: Álcool, tabaco, outras drogas e seus malefícios à saúde do trabalhador

           Orientação psicossocial individual e em grupo

  • 21 – Carnaval

           Palestra: Folia da prevenção - prevenção das DTS/HIV/AIDS, do uso das drogas ilícitas e do uso indevido do álcool

  • 28 - Dia Mundial de combate a LER/DORT

           Palestra: Ergonomia

Para mais informações acesse aqui.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555