Encontro da Indústria: Sistema Fiemt destaca potencial econômico e desafios da região sudoeste de Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Encontro da Indústria: Sistema Fiemt destaca potencial econômico e desafios da região sudoeste de Mato Grosso

21/05/2024 - 15h33
caceres
Encontro em Cáceres superou a expectativa de público

O potencial econômico, os desafios e as oportunidades de fomento da economia da região sudoeste de Mato Grosso, como contribuição para o desenvolvimento industrial de todo o estado, foram apresentados durante o Encontro da Indústria 2024 realizado em Cáceres, na segunda-feira (20.05). O evento é parte da programação, em comemoração ao Mês da Industria, realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

A iniciativa ainda uniu os esforços dos sindicatos das Indústrias de Alimentação de Cáceres (SIA Cáceres), das Indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico da Região Sudoeste de Mato Grosso (Sindimec/Sudoeste) e das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário da Região Sudoeste de Mato Grosso (Sinduscon/Sudoeste).

A região é responsável por empregar 11 mil trabalhadores nos 799 estabelecimentos industriais situados na região, com uma massa salarial de R$ 322 milhões, conforme dados do Observatório da Indústria. O abate de bovinos é a principal atividade econômica da região. A cada R$ 1 milhão investido pela atividade de abate de bovinos, 35 novos empregos são gerados na economia de Mato Grosso.

“O potencial econômico da região enfrenta alguns desafios como a questão logística, visto que 72% das rodovias estaduais na região não são pavimentadas e 79% das pontes são de madeira”, pontuou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel. Conforme ele, a Fiemt está a disposição, junto com os Sindicatos, atuando nas principais demandas dos empresários da região.

caceres
Evento reuniu especialistas para discutir pautas do setor

“Estamos acompanhando de perto as discussões e andamento das obras de infraestrutura logística, como a duplicação da BR-163, a ampliação da ferrovia Vicente Vuolo e o funcionamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres. Uma comitiva do Sistema Fiemt visitou o local, que é destinado a sediar empresas orientadas para atuar com o mercado externo em condições especiais, com acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo.

Empresário de Cáceres, o vice-presidente da Fiemt, Heloizo Motta, destacou que o Encontro da Indústria em Cáceres foi uma oportunidade ímpar para a entender dos industriais da região. “Estivemos reunidos tentando analisar como podemos tratar as nossas empresas. Importante a participação de pessoas gabaritadas que discutiram assuntos importantes, como a questão tributária “. A programação do evento contou com o painel "Desafios Tributários e Trabalhistas", que reuniu especialistas para debater as principais questões, apresentando soluções e estratégias para os industriais.

Em reconhecimento ao trabalho realizado na região, o Sistema Fiemt homenageou empresários com prêmio Destaque Empresarial.

Negócios de família - Um dos destaques foi Marcos Augusto de Oliveira, das empresas Incapol e Madesul, que seguiu os passos do pai Marcos Augusto de Oliveira e trilhou um caminho de superação e empreendedorismo. Chegou em Cáceres em 1999 para dar sequência aos negócios familiares.

Em 2007, a Madesul inaugurou sua sede própria e em 2011, abriu sua primeira filial. Atualmente, as empresas empregam 31 funcionários diretamente e mais de 50 prestadores de serviços indiretamente, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

caceres
Empresas da região receberam homenagem do Sistema Fiemt

Empreendendo - O empresário Davi Ferreira de Carvalho, da David Eletro Máquinas, também foi outro homenageado. Sua jornada profissional em Cáceres teve início na Auto Elétrica Samurai, onde trabalhou por um período. Com a aposentadoria do proprietário, Davi viu uma oportunidade de dar continuidade ao segmento de manutenção em serviços industriais, serviços eletrotécnicos e apoio à indústria local e regional.

O crescimento da demanda impulsionou a criação da Davi Eletro Máquinas, em 1999. A empresa, que hoje conta com 11 funcionários diretos e mais de 30 prestadores de serviços indiretos, se tornou referência no setor.

O pão de cada dia - A cacerense Adriana Barbosa Barros, da Pão e Cia, planejou investir em busca de uma vida melhor para seus filhos, Felipe, hoje com 33 anos, e Matheus, de 25. A ideia inicial era abrir uma sorveteria, mas a falta de conhecimento no ramo a direcionou para um caminho mais familiar: a indústria de padaria e confeitaria.

Com o apoio do Sebrae, Adriana buscou capacitação e muito conhecimento e, há 15 anos, deu vida à Pão e Cia. Em 2018, a Pão e Cia expandiu seus horizontes com a inauguração da filial na Avenida Talhamares, e hoje conta com uma equipe de 30 funcionários.

Visita - Em Cáceres, a comitiva do Sistema Fiemt e sindicatos visitou a Madeireira Cáceres Florestal, do empresário Paulo Drager. A empresa se estabeleceu na região há mais de 60 anos com um processo inovador, para a época, de trabalhar a extração sustentável da madeira, abastecendo o mercado regional e exportando para outros países.

Nesse tempo, a madeireira já empregou mais de 4 mil cacerenses. Atualmente, somam 140 trabalhadores, desses, 90 estão na indústria.

Fórum da Indústria – O Sistema Fiemt realiza o Fórum da Indústria 2024, reunindo palestrantes de renome nacional, encerrando a série de encontros em diversas cidades do interior do estado.

O evento ocorre na próxima quinta-feira (23.05), no Centro de Eventos Fatec Senai, e conta com uma programação diversificada, abordando temas como gestão, inovação, cultura empresarial, novidades e tendências de mercado.Inscreva-se gratuitamente aqui.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555