TJ MT mantém decisão que declara Taseg inconstitucional - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

TJ MT mantém decisão que declara Taseg inconstitucional

29/02/2024 - 08h41
Decisão atende a pedido da Fiemt
Decisão atende a pedido da Fiemt

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve o entendimento que determinou a inconstitucionalidade Taxa de Segurança Pública (Taseg). A decisão é da vice-presidente da instituição, Maria Erotides.

Atendendo a um pedido da Fiemt, no ano passado o Tribunal de Justiça declarou inconstitucional trecho da lei estadual que tratava da obrigatoriedade do pagamento da referida taxa. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) apresentou recurso, mas a Justiça acolheu os argumentos da Federação e manteve a decisão de 2023, em benefício das empresas.

Essa taxa previa que qualquer contribuinte, pessoa física ou jurídica, que realizasse atividade em que houvesse aglomeração, como shows e congressos, deveria pagar uma taxa ao Corpo de Bombeiros Militar.

Para a Fiemt, a segurança pública é um dever de Estado e é um serviço público indivisível, que deve ser coloca à disposição de toda coletividade. “Os serviços públicos, ditos também universais, são os prestados uti universi, isto é, a todos os cidadãos. Eles alcançam a comunidade, com um todo considerada, beneficiando número indeterminado (ou, pelo menos, indeterminável) de pessoas. Ou seja, esses serviços devem ser custeados pelos impostos”, defendeu a instituição.

Texto: Ana Rosa Fagundes

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555