Fundador do grupo Inpasa recebe a comenda ‘Ordem do Mérito Industrial’ 2023 da CNI por indicação da Fiemt - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fundador do grupo Inpasa recebe a comenda ‘Ordem do Mérito Industrial’ 2023 da CNI por indicação da Fiemt

26/05/2023 - 10h53
homenagem
José Odvar Lopes é presidente do Grupo Inpasa
Foto: Rogério Florentino

Por indicação da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), o empresário do setor de bioenergia, José Odvar Lopes, recebeu a comenda ‘Ordem do Mérito Industrial’ 2023, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O prêmio é destinado as personalidades e instituições, nacionais e estrangeiras, civis, militares ou eclesiásticas, que tenham tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da Indústria Brasileira.

A medalha e o diploma da ‘Ordem do Mérito Industrial’ 2023 foram entregues durante o evento “Fórum da Industria de Mato Grosso,” realizado no dia 25 de maio, em Cuiabá. Nesta data, comemoramos o Dia da Indústria, um marco na história do segmento industrial brasileiro, momento oportuno para agraciá-lo com a honraria da CNI.

“Agradeço imensamente o reconhecimento pelo trabalho que estamos realizando ao longo de todos esses anos. Estendo esse mérito para toda minha equipe, pois sem eles eu não estaria aqui. É uma honra receber essa comenda, esperamos poder contribuir cada vez mais com o desenvolvimento de nosso estado e de todo país”, afirmou o presidente do Grupo Inpasa, José Odvar Lopes, ao receber a homenagem.

homenagem
Empresário é pioneiro na produção na transformação em
grande escala de milho em etanol
Foto: Rogerio Florentino

Para o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, a homenagem é um reconhecimento pela contribuição ao desenvolvimento industrial do Brasil. “O senhor José é uma referência nacional e internacional pela amplitude de seus empreendimentos. É hoje responsável pelo maior grupo transformador de milho em soluções para os desafios de sustentabilidade do planeta, por meio de um combustível limpo e renovável”.

Pioneiro na produção na transformação em grande escala de milho em etanol, DDGS, óleo de milho e IOP (óleo adjuvante), José fundou o Grupo Inpasa em 2006, conduzindo com habilidade projetos ousados de expansão das indústrias de etanol de milho no Brasil.

O Grupo Inpasa está presente no Paraguai (Nova Esperança e São Pedro ) e no Brasil, com unidades produtivas em Sinop e Nova Mutum, em Mato Grosso, e em Dourados, em Mato Grosso do Sul, gerando mais de 2 mil empregos.  A empresa é maior produtora de etanol de milho da América Latina, com 10% do mercado nacional brasileiro exportando para todos os países da União Europeia e Japão.

homenagem
Cristiano Dresch recebeu a honraria em nome de seu pai
Manoel Dresch (in memorian)
Foto: Rogerio Florentino

Nascido em 10 de dezembro de 1955, na cidade de Presidente Bernardes, em São Paulo, o empresário acumulou experiência no mercado das commodities de milho e soja, desde 1990, bem como na pecuária com a criação extensiva e confinamento.

Além disso, nos últimos anos, tem dedicado esforço em expandir os sistemas agrossilvopastoris, ampliando as áreas de pecuária e reflorestamento em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente, contribui para o desenvolvimento da indústria, com participação em negócios voltados a comercialização de veículos pesados.

Medalha do Mérito ‘José Garcia Neto’

Durante a programação do Fórum da Indústria, em Cuiabá, o deputado Carlos Avallone realizou a entrega da Medalha do Mérito ‘José Garcia Neto’ ao dirigente do Cuiabá Esporte Clube, Cristiano Dresch, que recebeu a honraria em nome de seu pai Manoel Dresch (in memorian). Empresário da indústria de recapagem de pneus, Manoel também fundou o time que hoje orgulha Mato Grosso na Série A do campeonato brasileiro.

“Quero agradecer a homenagem, agradecer ao deputado e a Fiemt. Meu pai foi um exemplo de coragem e muitos que chegaram em Mato Grosso há 30 ou 40 anos atras representam isso. Vieram e ajudaram a construir o estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico”, disse Cristiano.

Texto: Vívian Lessa

inpasa
‘Ordem do Mérito Industrial’ 2023 reconhece as personalidades da Indústria Brasileira
Foto: Rogério Florentino

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555