Sindusmad amplia atuação no norte de Mato Grosso e chega a 180 empresas associadas - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sindusmad amplia atuação no norte de Mato Grosso e chega a 180 empresas associadas

06/04/2023 - 08h23
Sindusmad
A indústria EAL Madeiras, de Itaúba, filiou-se ao sindicato e passa a
ser a 180ª empresa no Sindusmad. Foto: DIvulgação 

A Federação das indústrias de Mato Grosso (Fiemt) é formada por 37 sindicatos industriais que representam 17 segmentos diferentes. O papel de um sindicato empresarial vai além de defender os interesses coletivos de um setor: identificar as oportunidades e buscar melhorias para que as empresas associadas tenham competividade e produtividade também são atividades diárias.

Nesse sentido, o setor de base florestal da região norte, representado pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), a cada dia tem reforçado sua atuação, tanto pelas inúmeras ações realizadas, como na ampliação de novos associados.

A partir de abril, a indústria EAL Madeiras, de Itaúba, filiou-se ao sindicato e passa a ser a 180ª empresa associada. O empresário Rotemberg Esteves Viana recebeu um troféu de madeira da essência Canelão (Ocotea) para registrar este momento. O ato de filiação foi acompanhado pelos diretores Diogo Paludo e Claudimar Gotardo.

“É uma honra ter realizado esse trabalho com essa diretoria tão engajada e uma equipe técnica tão eficiente. Chegar neste número tão expressivo é uma alegria imensa, pois demonstra a credibilidade da instituição perante o setor”, destaca o presidente do Sindusmad, Wilson José Volkweis.

Durante a gestão de Volkweis foram associadas 70 novas empresas, que representam 38% do total de filiados. Para o presidente, este resultado está atrelado ao novo método de trabalho adotado pelo sindicato.

"Estes números são em decorrência das visitas realizadas pela equipe técnica, a qual é capacitada para ajudar. Também tivemos as reuniões itinerantes nos municípios e os cursos de qualificação de profissionais”, destaca o presidente que tem a meta ampliar o número de empresas associadas para 200 até o final do seu mandato, em julho deste ano.


Para o empresário do setor e presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem MT), Rafael Mason, a atuação do Sindusmad é essencial para a cadeia produtiva legal da madeira nativa do estado.

“O grande diferencial de uma instituição engajada e visionária é abordagem correta que consegue captar o anseio de seu representado e isso só ocorre por meio da visita ao chão de fábrica, que é onde tudo acontece antes que o consumidor tenha sua necessidade suprida”, ressalta.

Para o presidente da Fiemt, Silvio Rangel, o setor da madeira tem uma grande importância para a economia brasileira e, em especial, para Mato Grosso. E para o seu desenvolvimento é essencial o trabalho de instituições representativas, como o Sindusmad e o Cipem.

Sindusmad_
Sindusmad realizou diversas reuniões itinerantes nas cidades de
atuação do sindicato. Foto: Divulgação

“Chegar ao número de 180 filiados no Sindusmad mostra o trabalho de excelência que a instituição tem realizado para as empresas, gerando valor e auxiliando nas demandas para o crescimento sustentável do setor: parabéns ao Sindusmad. A união entre a Fiemt e os nossos sindicatos é fundamental para promovermos ações e políticas que beneficiem as empresas e os trabalhadores do setor. Continuaremos juntos trabalhando pelo desenvolvimento de Mato Grosso”, pontua o presidente.

Silvio também destacou a importância do manejo florestal sustentável em relação aos benefícios econômicos e a garantia da floresta em pé, já que a indústria de base florestal passou por transformações e evoluiu ao longo dos anos, usando cada vez mais tecnologia e inovação.

“O manejo florestal na promoção da sustentabilidade ambiental é determinante. O manejo é responsável não apenas pela preservação dos nossos recursos naturais, mas também contribui para o combate à pobreza e à desigualdade, já que a produção madeireira é uma importante fonte de emprego e renda”, concluiu.

Texto: Assessoria Sindusmad

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555