Novo percentual de mistura do biodiesel no diesel vai contribuir com a descarbonização da economia - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Novo percentual de mistura do biodiesel no diesel vai contribuir com a descarbonização da economia

17/03/2023 - 17h12
Biodiesel
O novo cronograma é fundamental para a Política Nacional de
Bicombustíveis (RenovaBio). Foto: iStock

Os produtores de biodiesel de Mato Grosso estão otimistas com a decisão anunciada nesta sexta-feira (17) pelo Governo Federal que estabeleceu novo cronograma para adição do biodiesel ao óleo diesel. Até 2026, a mistura no combustível fóssil deve ser de 15%, o chamado B-15. A partir de abril, o percentual saltará de 10% (B-10) para 12% (B-12).

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que aprovou a elevação da mistura determinou que o aumento seja escalonado nos próximos anos, sendo 13% em 2024, 14% em 2025 e 15% em 2026. A nova regra foi anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no encontro que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na avaliação do Sindicato das Indústrias de Biodiesel do Estado de Mato Grosso (Sindibio-MT) a retomada do cronograma, que havia sido originalmente modificado em 2021 por conta da pandemia, é fundamental para que a Política Nacional de Bicombustíveis (RenovaBio) siga em direção ao cumprimento dos acordos internacionais de descarbonização assumidos pelo Brasil.

“A decisão recoloca o país nos trilhos do desenvolvimento além de proporcionar a retomada do protagonismo na defesa do meio ambiente, necessário para a transição de baixo carbono e consequentemente na diminuição dos efeitos do aquecimento global. E o biodiesel tem papel fundamental nesta pauta”, destaca Rômulo Morandin, presidente do Sindibio-MT.

Atualmente, Mato Grosso possui 15 usinas de biodiesel que têm capacidade autorizada de produção anual de 2,6 bilhões de litros. Porém, por conta da alteração do cronograma e redução da adição do biodiesel em 2021, as indústrias estão com as operações reduzidas pela metade.

“O aumento da mistura impulsiona toda uma cadeia econômica já que a indústria de biodiesel cria emprego e renda tanto no campo como na cidade. Além disso, o biodiesel não compete com a produção nacional de combustível, já que o Brasil necessita importar até 30% do diesel consumido e a cada ponto de acréscimo de biodiesel estamos diminuindo a necessidade de importação deste produto fóssil”, finaliza Rodrigo Guerra que é vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do SindiBio-MT.

Mato Grosso ocupa o segundo lugar na produção nacional de biodiesel. Desse total, 75% são provenientes do esmagamento de soja e o restante de sebo bovino e óleo de algodão.

Texto: Eduardo Cardoso 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555