Alckmin destaca ações de reindustrialização do país durante reunião de diretoria da Fiemt - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Alckmin destaca ações de reindustrialização do país durante reunião de diretoria da Fiemt

03/02/2023 - 15h41
Alckmin na Fiemt
Alckmin destacou potencial da indústria de MT e confirmou  que
virá ao estado. Foto: Rogério Florentino

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou nesta sexta-feira (03) da primeira reunião da nova diretoria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). De forma virtual, ele apresentou a agenda de reindustrialização do Governo Federal e destacou a importância da indústria de Mato Grosso para a economia nacional.

Direto de Brasília, Alckmin detalhou que a estratégia de geração de empregos do atual governo passa pela expansão do setor industrial, apoio às micro e pequenas empresas e à bioeconomia, com foco na geração de bioenergia (etanol, biodiesel e biogás).

O ministro fez questão de destacar que a produção industrial de Mato Grosso, com forte vocação para a agroindústria, é fundamental para a economia nacional. “Mato Grosso é um dos estados que mais cresce do Brasil, mas está longe dos portos, por isso é preciso ter integração entre todos os modais logísticos”, destacou Alckmin que também afirmou que o MDIC vai promover a internacionalização da produção, conquista de novos mercados e atração de investimentos para o setor.

Terceiro maior produtor de etanol do país e com o setor de bioenergia em ascensão, Silvio Rangel reivindicou ao ministro investimentos pontuais para a implantação de etanolduto para viabilizar o escoamento da crescente produção de biocombustível e a ampliação de produção nacional de fertilizantes para potencializar a produção agroindustrial. “São investimentos necessários para elevar a potencialidade de nossas indústrias e atrair novos investimentos”, finalizou.

Durante a reunião, Geraldo Alckmin aceitou o convite da Fiemt e confirmou que ainda este ano virá a Mato Grosso para se reunir com empresários e apresentar pessoalmente as propostas do Governo Federal para o desenvolvimento da indústria nacional.

Assista: 

Nova plataforma

Na reunião que abriu a gestão da diretoria para o triênio 2023/2026, Silvio Rangel apresentou a nova Plataforma de Desenvolvimento do Sistema Fiemt, documento com 12 marcos estratégicos para promoção do desenvolvimento da indústria mato-grossense.

O planejamento foi construído com apoio dos sindicatos industriais, líderes da Fiemt, Sesi, Senai e IEL além de consultoria especializada.

Representatividade

A Fiemt é formada por 37 sindicatos industriais, sendo 17 segmentos diferentes, o que requer ações transversais, setoriais e simultâneas em diversas frentes de trabalho. Conhecemos os problemas e estamos apontando caminhos e soluções para uma indústria moderna, alinhadas às melhores práticas para colocar nossas empresas em nível de competitividade nacional e internacional.

Texto: Eduardo Cardoso 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555