LGPD: compreensão de toda legislação é necessária para evitar perdas - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

LGPD: compreensão de toda legislação é necessária para evitar perdas

18/11/2022 - 15h05
LGPD
Evento foi coordenado pelo Programa Sócio Indústria

Entender o que determina a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), adotando medidas cabíveis e evitando perdas financeiras foi o tema tratado durante o Encontro de Negócios – Privacidade Gera Valor: Adeque sua empresa à LGPD, realizado na quinta-feira (17.11) Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). O objetivo foi discutir a importância da sua implantação, não só por conta das multas que podem chegar aos R$ 50 milhões para o empresário, mas pela reputação, sobrevivência e responsabilidade civil da empresa no mercado.

O evento, coordenado pelo Programa Sócio Indústria da Fiemt, contou com a participação de empresários e trabalhadores de vários segmentos com a finalidade de discutir sobre os processos tecnológicos que dependem da posse de dados pessoais. O palestrante Eduardo Manzeppi, sócio da Mais 1 Digital, ressaltou a necessidade de cuidados com o manuseio dos dados fornecidos por clientes e funcionários às empresas.

A lei do LGPD (nº 13.709) foi sancionada em agosto de 2018 após oitos anos de debate. Ela entrou em vigor em setembro de 2020. “O empresário precisa se preocupar com além das penalidades, mas com a responsabilidade civil de sua empresa perante o mercado”, disse.

A compreensão de toda legislação é necessária para evitar perdas. “É preciso criar um processo quando lidamos com informações de processos e evitar possíveis transtornos, buscando alternativas e canais específicos para, por exemplo, como receber curriculum de interessados em trabalhar empresa”, detalhou o participante Jonatas Gadelha, auxiliar de pessoal da empresa Gazin.

O superintendente da Fiemt, Mauro Santos, destacou que as indústrias que ainda tiverem dúvidas podem procurar o Sócio Industria para conhecer mais sobre a legislação. “A Fiemt está à disposição dos seus associados para ajudar a entender melhor essa legislação, uma vez que é responsabilidade de cada um garantir a segurança e confiabilidade aos cidadãos”.

Texto: Vivian Lessa | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555