Biocombustíveis e alimentos contribuíram para aumento na produção da indústria de Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Biocombustíveis e alimentos contribuíram para aumento na produção da indústria de Mato Grosso

09/11/2022 - 15h48
Biocombustíveis
Dados mostram que o estado detém o maior índice entre
as demais unidades da federação. Foto: Divulgação

A produção de etanol, de biodiesel e de alimentos teve grande influência no saldo positivo da indústria estadual revelada pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). No acumulado desse ano, as empresas mato-grossenses aumentaram 25,7% a produção industrial. Os dados mostram que o estado detém o maior índice entre as demais unidades da federação e maior até mesmo que a média nacional, que foi negativo em 1,1%.

De acordo com o gerente de Economia da Fiemt, Pedro Máximo, o resultado positivo de Mato Grosso foi impulsionado, principalmente, pelos setores de produtos alimentícios (carnes de bovinos congeladas, frescas ou refrigeradas, óleo de soja em bruto e tortas, bagaços, farelos e outros resíduos da extração do óleo de soja) e biocombustíveis (álcool combustível). “A produção de Mato Grosso foi assegurada graças a disponibilidade de área plantada de matéria-prima, além de um cenário de negócios propícios para novos investimentos”.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool-MT), Silvio Rangel, ressalta que o índice de produção verificado reflete a retomada da competitividade do setor em comparação com o ano passado. “Em 2021, a seca e a geada prejudicaram a safra de cana-de-açúcar e o Brasil apresentou queda na produção de etanol. Consequentemente, os preços do biocombustível não se mantiveram competitivos frente à gasolina. Nesse ano, o preço ao consumidor final se manteve atrativo, estimulando o consumo”.

Indústria segue em crescimento e responde por 40% das exportações de Mato Grosso

A alta intensa observada também no comparativo de setembro deste ano com setembro de 2021, que pontuou com alta de 37,5%, é reflexo da recuperação de produção industrial frente ao baixo volume produzido no ano passado. No nacional, o saldo da produção do mês de setembro em relação ao mês de agosto apresentou retratação de 0,4%.

Além de Mato Grosso, o Ceará (3,7%), Pernambuco (2,0%) e Região Nordeste (0,6%) apresentaram bons resultados. Considerando somente o mês de setembro, na comparação com o mês anterior, a variação da produção industrial de Mato Grosso foi negativa em 0,4%.

Texto: Vivian Lessa | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555