Fiemt participa da maior feira de alimentos do mundo - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt participa da maior feira de alimentos do mundo

14/10/2022 - 17h18
Missão Sial
Delegação participa da maior feira de alimentos e bebidas do mundo

Empresários brasileiros estão em Paris, na França, para a Missão Comercial SIAL Paris 2022. A iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai apresentar o mercado francês, conduzir os interessados pela maior feira de alimentos e bebidas do mundo – SIAL Paris e proporcionar rodadas de negócios entre os brasileiros e compradores internacionais, entre os dias 14 e 19 de outubro.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, o diretor Regional do Senai MT, Carlos Braguini, e o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, também participam da delegação. 

A Missão Comercial começou nesta sexta-feira (14.10) com apresentação das oportunidades que brasileiros tem na Europa. Especialista da VSV Euroglobal trouxe detalhes das tendências “Farm to Fork”, “Free From” e “Plant Based”.

O grupo recebeu o especialista em mercados internacionais da VSV Euroglobal Ernani Augusto Ferreira Vidor, que apresentou o workshop O mercado europeu de alimentos e bebidas: oportunidades para o Brasil.

Vidor trouxe o panorama de negócios com a Europa, principalmente com as cinco maiores economias do continente (Alemanha, França, Itália, Espanha e Países Baixos) e pontuou quais são os itens mais importados por esses países oferecidos pelo Brasil.

Além disso, o especialista destacou a estratégia Farm to Fork (Da Fazenda ao Garfo, em tradução livre), muito usada pelos europeus desde 2020, que reúne um conjunto de metas e ações de estímulos a padrões sustentáveis na cadeia agroalimentar: plantio, colheita, criação de animais, transporte, comercialização, consumo.

Outra tendência são os alimentos Free From, que são “livres de” ingredientes como glúten, açúcar, lactose e geneticamente modificados (OGM).

Visitas a SIAL e rodadas de negócios são programas dos próximos dias

Até o dia 19 de outubro, a Missão Comercial SIAL Paris 2022 promoverá visitas guiadas na SIAL Paris e em mercados referência na França, além de rodadas de negócios entre os empresários brasileiros e compradores internacionais. A comitiva é composta por mais de 100 brasileiros e a missão pode render mais de R$200 milhões em exportações nos 12 meses seguintes.

Informações: Agência CNI

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555