Oportunidades de negócios para base florestal serão apresentadas em evento promovido pela Fiemt - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Oportunidades de negócios para base florestal serão apresentadas em evento promovido pela Fiemt

04/10/2022 - 16h36
base florestal
Serão apresentadas oportunidades de negócios para o setor
Foto: Divulgação

O setor de base florestal protege a floresta e promove o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. A conclusão faz parte do estudo que será apresentado no evento ‘Valores Enraizados – Indústria verde e o futuro de Mato Grosso’, nesta quinta-feira (06.10), em Sinop. O relatório, contratado pela Parceria para Ação em Economia Verde (PAGE), instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), foi desenvolvido pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Observatório da Indústria. Para se inscrever acesse.

Também serão apresentadas oportunidades de negócios para os empresários do segmento. “O estudo aponta opções de negócio como o uso de madeira laminada colada (MLC) de madeira nativa, que trata de uma tecnologia aplicada agregando mais valor à produção da base florestal”, ressaltou o gerente de Economia da Fiemt, Pedro Máximo. Além disso, contém informações da evolução do manejo florestal e a conexão sustentável com a indústria mato-grossense.

Durante o estudo foram ouvidos empresários do setor com o intuito de conhecer a realidade dos empreendedores, dos trabalhadores e dos produtos. Foi realizado um mapeamento do processo de produção real em todas as cadeias de valor, bem como área protegidas (floresta), áreas degradadas e agrícolas mais adequadas para o desenvolvimento de segmento.

Modelos de gestão

Durante a programação serão pontuadas referências internacionais para modelos de gestão alternativa da base florestal, propondo processos adequados de planejamento do uso da terra e o equilíbrio de carbono dos modelos alternativos de manejo da indústria florestal.

Além disso, será realizado o painel Oportunidades de Negócios com a participação do engenheiro florestal e sócio proprietário da empresa Avaplan Engenharia, Jeanicolau Lacerda, do arquiteto e diretor/fundador do Núcleo da Madeira, Marcelo Aflalo, e do especialista do Senai Nacional/Instituto Amazônia +21, Fernando Penedo.

Confira a programação

13h30 – Credenciamento

14h - Abertura do Evento com Gustavo de Oliveira – Presidente do Sistema Fiemt, Wilson José Wolkeis – Presidente do Sindusmad, Eduardo Chiletto  - Coordenador de Nacional de Projetos da PAGE/MT        

15h - Apresentação dos Resultados – Revisão e atualização da estratégia de política industrial do estado para a indústria de base florestal, com Pedro Máximo (Observatório da Indústria – Fiemt)

16h – Café com networking

17h – Painel: Oportunidades de Negócios – com Jeanicolau Lacerda - Sócio proprietário da empresa Avaplan Engenharia, Marcelo Aflalo - Diretor/fundador do Núcleo da Madeira e Fernando Penedo - Especialista do Senai Nacional/Instituto Amazônia +21

18h30 – Encerramento

Serviço:

Evento Valores Enraizados – Indústria verde e o futuro de Mato Grosso

Data: Quinta-feira (6 de outubro)

Horário: 13h30

Local: Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), em Sinop (Av. dos Jacarandás, 3184 - St. Industrial)

Inscrições aqui

Texto: Vívian Lessa | Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555