Sindalcool recebe selo do Programa Carbono Neutro - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sindalcool recebe selo do Programa Carbono Neutro

31/08/2022 - 17h22
Carbono neutro
Programa faz parte da campanha “Race to Zero”. Foto: Sindalcool 

O Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Sindalcool) recebeu o selo Programa Carbono Neutro, que certifica as indústrias que comprovaram que atingiram a meta de neutralização de emissões de gases de efeito estufa. A entrega foi realizada pela secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. 

O programa faz parte da campanha “Race to Zero”, das Nações Unidas, e foi instituído no ano passado pelo Governo do Estado de Mato Grosso para promover a meta de neutralização das emissões de carbono até 2035. Durante o encontro, que foi realizado na sede da entidade na terça-feira (30), a secretária explicou as metas a serem atingidas. 

“Esse tipo de programa com o selo verde é muito importante para garantir às empresas que executam de fato alguma atividade para zerar a emissão de carbono. A cadeia vai ter a informação de quem são os produtores que respeitam e os que não respeitam o meio ambiente”, afirma Lazzaretti. 

No total são quatro selos que compreendem o programa. O primeiro é o Financiador, que é outorgado à entidade que financie ações voltadas ao cumprimento da meta de neutralização de emissões em Mato Grosso até 2035. O segundo, o que foi entregue ao Sindalcool, é o do Apoiador. 

Ele é emitido em favor de entidade representativa de classe ou de segmento coletivo, que realiza ações de apoio ao Programa Carbono Neutro. “Já fazemos diversas ações neste sentido há algum tempo e agora com o programa vamos mais a frente”, afirma o presidente Silvio Rangel. 

O terceiro é o do Compromissário, conferido a quem assumir o compromisso voluntário de atingir a neutralização de emissões até 2035, com meta intermediária de redução de 80% das emissões até 2030. E o último é o Carbono Neutro, destinado àqueles que comprovarem terem cumprido a meta de neutralização de emissões.

O selo

As certificações são emitidas em português e inglês e possuem um QR Code para confirmar sua autenticidade. Além disso, o reconhecimento da proposta é nacional e internacional. 

De acordo com a secretária de meio ambiente, são doze as ações para neutralização do carbono que podem ser realizadas para que empresas jurídicas ou físicas consigam atingir as metas exigidas; manutenção do ativo florestal do estado, manejo florestal sustentável, regularização fundiária, melhorias na gestão de áreas protegidas, reflorestamentos comerciais, restauração de florestas, redução do risco de incêndios, manejo sustentável para a produção agropecuária, proteção de vegetação secundária em áreas de desmatamento legal, recuperação de pastagens, integração lavoura-pecuária-floresta, e produção e consumo de biocombustíveis.

Indústria verde

Mato Grosso tem vocação para os negócios do futuro e avança para uma produção mais sustentável com a rápida expansão de indústrias de biocombustíveis, energia, reciclagem, entre outras. Para fortalecer as práticas ambientais, sociais e de governança corporativa nas empresas e auxiliar na conquista de novos mercados, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) tem atuado fortemente no incentivo e consultoria às indústrias nas práticas de ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance) que demonstram quanto uma empresa busca minimizar os impactos ambientais e sociais em seus processos. 

“Temos apoiado estratégia clara para uma economia de baixo carbono, baseada em pilares, que incluem o investimento em novas tecnologias para termos uma produção industrial cada vez mais verde e sustentável, mas também os avanços em infraestrutura, na transição energética, na produção de biodiesel, e diversas outras iniciativas para que a base da nossa economia seja realmente sustentável”, finaliza.

Texto e foto: Sindalcool

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555