Gestão consciente e geração de valor com foco no desenvolvimento - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Gestão consciente e geração de valor com foco no desenvolvimento

27/07/2022 - 11h14
capitalismo consciente
Primeiro passo para implementar uma gestão consciente
é ter a consciência sobre a importância dela

Como você quer que sua empresa esteja daqui a 10 anos? Como promover boas práticas de gestão que sirvam de apoio para a construção de valor para os negócios do presente e do futuro? Essas reflexões foram propostas durante evento Gestão Consciente e Geração de Valor, realizado pela filial regional do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) em Cuiabá (MT), na terça-feira (26), na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosos (Fiemt).

No evento, para empresários, empreendedores, gestores e consultores, foram debatidos ainda mudanças no mercado de trabalho, inovação, tecnologia e desafios ligados aos negócios, boas práticas de gestão que precisam ser compartilhadas. Aspectos como ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que podem impactar de maneira significativa o modelo de negócios e a geração de renda de uma empresa.

De acordo com a palestrante Luize Menegassi, o primeiro passo para implementar uma gestão consciente é ter a consciência sobre a importância dela e o quanto as ações vão agregar de valor ao seu negócio. “O gestor precisa realmente avaliar qual é o seu propósito maior, qual é o tipo de entrega, modelo de liderança que é feito hoje e o quer fazer amanhã, para então, conseguir empreguinar tudo isso à cultura do negócio”, afirma a advogada, que atua no campo consultivo, preventivo, contratual e contencioso na área do Direito Empresarial, Contratos e Cível. 

Segundo ela, é uma jornada que precisa de um primeiro passo. “E essa iniciativa é um planejamento estratégico muito bem feito, com uma visão de futuro. Saber responder a pergunta: onde que eu quero estar daqui dez anos com a minha empresa?” Para isso, ressalta Luize, vale buscar conhecimento, se informar, participar de cursos e treinamentos, contar com a ajuda de especialistas e, principalmente, determinar metas a longo prazo.

A líder regional do Capitalismo Consciente em Mato Grosso, Karine Borges, lembrou que todos os eventos na instituição têm como objetivo debater e disseminar esses conceitos e conhecimentos. “Colocar em pauta os desafios que os gestores têm, inspira-los a buscar soluções inovadoras. E quando falamos de inovação dentro do mercado, isso vai além da gestão comum: é trazer uma perspectiva nova, pensar muito mais no desenvolvimento, no crescimento da empresa”.

capitalismo consciente
É preciso olhar para as práticas de ESG e de ODS

É preciso olhar para as práticas de ESG, de ODS, pensando nos reflexos das tomadas de decisões e em como elas vão refletir no futuro do negócio, nas outras pessoas que sucederão este negócio. “Olhar além do lucro. Pensar no impacto que nossas ações geram na sociedade, nos funcionários, nas lideranças, nos investidores, em todas as partes envolvidos”, pontua.

O diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), que preside os conselhos temáticos de Meio Ambiente (Contema) e de Responsabilidade Social (Cores) da instituição, Adilson Valera, afirma que a federação e as indústrias de Mato Grosso trabalham com responsabilidade social e entendem a importância disso na geração de bem-estar social e, inclusive, geração de valor para a empresa.

“São temas que fazem parte das discussões diárias da nossa instituição. E é importante destacar que não se faz nada sozinho: todos os envolvidos em nossos negócios, nossos stakeholders, ou seja, colaboradores, fornecedores, gestores, familiares, devem conhecer e fazer parte das estratégias para alcançar os objetivos. Neste sentido, a Fiemt é uma caixa de ressonância, de disseminação de boas práticas, de conhecimento e compartilhamento”.

Capitalismo consciente

O capitalismo consciente é um movimento global que dissemina uma abordagem para negócios pautada em propósito e relações de amor e cuidado com todas as partes conectadas à cadeia de valor de um. A iniciativa é boa para os negócios pois propõe um caminho através do qual negócios não apenas prosperam e geram prosperidade aos seus acionistas, como também o fazer sem deixar ninguém para trás por meio de prosperidade coletiva, reduzindo desigualdades.

Conheça mais sobre o Movimento Capitalismo Consciente Aqui

Texto: Viviane Saggin - Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555