Nova plataforma de Cadastro Ambiental Rural (CAR) torna processos mais transparentes - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Nova plataforma de Cadastro Ambiental Rural (CAR) torna processos mais transparentes

26/07/2022 - 18h01
MAPA DO CAR
Plataforma é totalmente digital e foi desenvolvida pelo
Instituto Ação Verde. Foto: Divulgação

A nova plataforma do Cadastro Ambiental Rural (CAR) deve fomentar práticas sustentáveis, agregar valor na produção e acelerar a regularização ambiental de Mato Grosso. A ferramenta Mapa do CAR foi apresentada nessa terça-feira (26.07), no Palácio Paiaguás, com a presença de representantes da indústria, agricultura e pecuária.

O diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Valera, destacou que o setor produtivo já entendeu que é possível ganhar mais e agregar valor na produção sustentável. 

Ele reforçou que, para tornar ainda mais viável, a plataforma precisa de mais apoiadores, pois atualizações são constantes. “A plataforma é totalmente digital e foi coordenada e desenvolvida pelo Instituto Ação Verde para auxiliar a confecção do CAR”, explicou.

Com oito meses de funcionamento, a ferramenta já mostra resultados positivos. Conforme os números apresentados, os processos que entram na Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e que passaram pelo Mapa do CAR reduziram muito os índices de erros.

Cerca de 38% dos processos cadastrados na Sema passaram pela plataforma. Desses, 95% não apresentam erros geométricos, topológicos e de interpretação.

mapa do car
Cerca de 38% dos processos cadastrados na Sema
 passaram pela plataforma. Foto: Divulgação

A secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, acrescentou que o momento atual é de empreender esforços e levar a informação da nova ferramenta, principalmente junto aos produtores rurais. “Ela importante para se adequar ao Código Florestal Brasileiro, considerando todas as realidades”, pontuou. 

A criação da plataforma contou ainda com o apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) e Associação dos Produtores de Algodão de Mato Grosso (Ampa).

Texto: Vívian Lessa / Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555