Fiemt e Cipem recebem demandas de empresários da base florestal de Sinop - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt e Cipem recebem demandas de empresários da base florestal de Sinop

13/08/2021 - 17h51
Os presidentes da Fiemt e do Cipem com os empresários
do setor.

Empresários do setor de base florestal de Sinop e região se reuniram, na quinta-feira (12/08), com o presidente Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Rafael Mason e com o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, para apresentar as demandas, novas perspectivas e o desenvolvimento do setor na região.

Segundo o presidente da Fiemt, após ouvir os empresários locais, a constatação é de que o setor de base florestal está bem aquecido com demanda por seus produtos e enfrentando dificuldades naturais do seguimento.

“Depois de alguns anos de relativa estagnação econômica temos um considerável aquecimento do setor. Entretanto, algumas dificuldades precisam ser superadas, entre elas novos investimentos e qualificação profissional”, destaca Gustavo de Oliveira.

Ainda de acordo com o líder industrial, o Sistema Fiemt por meio do Senai, está empenhado em contribuir para a elevação da capacitação profissional para os trabalhadores da região.

“Temos buscado alternativas para redução de custos com o aumento de produtividade, desenvolvimento de novos fornecedores e melhorias nas técnicas produtivas e ao mesmo tempo apoiando a qualificação dos trabalhadores que já estão empregados, e na busca de novos profissionais que possam ocupar as vagas de trabalho abertas no setor de base florestal”, enfatiza.

Para o presidente do Cipem, Rafael Mason, o setor de base florestal do norte do estado sempre foi bastante presente e competitivo no mercado nacional e de exportação. “Nos últimos anos temos percebido a busca pelo aperfeiçoamento dos processos fabris, por meio de investimentos em inovação, com um melhor aproveitamento da matéria-prima disponível e também dos resíduos madeireiros, demonstrando grande preocupação com a valorização do setor e de seus produtos”, considera.

Quanto ao planejamento de ações do Cipem para a região, Rafael reforçou o compromisso no atendimento das demandas e anunciou a realização de um evento que irá promover o Manejo Florestal Sustentável. “Além das agendas habituais, de fortalecimento do associativismo, atendimento de demandas do setor e o trabalho contínuo de melhoria de imagem, o Cipem está promovendo a atividade de Manejo Florestal Sustentável por meio do evento “Produção Florestal em Evidência”, empregando esforços para ampliar as áreas de manejo, tanto em áreas de primeiro quanto de segundo ciclo, para garantir o abastecimento contínuo e abundante de madeira para as indústrias de base florestal. A ação terá início em Sorriso e, posteriormente se estenderá a todo o Estado”, concluí. 

Texto: assessoria Sindusmad. 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555