Aluna do Sesi Escola conquista 940 pontos na redação do Enem - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Aluna do Sesi Escola conquista 940 pontos na redação do Enem

24/01/2020 - 12h12

A estudante Britney Emily Correa Freire, 17 anos, aluna do Sesi Escola Várzea Grande, mal pode acreditar quando viu a pontuação que alcançou na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Na edição em que a nota média em redação foi de 592,9, para a jovem, mesmo esperando por um bom resultado, a obtenção de 940 pontos foi surpreendente e gratificante. A pontuação máxima na avaliação é de 1 mil pontos.

Aluna da unidade desde o 2º ano do Ensino Fundamental, Britney atribui o bom resultado à soma de dedicação, leitura, treino e orientação dos professores. “Desde o 9º ano, eles já nos ensinavam como estruturar uma redação e nos estimulavam a buscar sempre mais informação. A partir disso, procurei escrever mais para melhorar minha escrita, com olhar atento às diferentes situações cotidianas, e acreditando naquilo que eu estava escrevendo”.

A jovem frisa que a leitura e o incentivo da família e dos professores também foram cruciais em sua formação. “Sempre tive afinidade com português, com as letras, a ponto de escrever uma peça de teatro para minha sala ainda no 7º ano”, conta.

Segundo ela, ao produzir textos, conseguia organizar as ideias e argumentar sobre as situações do país e do mundo. “Era uma forma de me expressar e colocar meu ponto de vista. Todavia, a participação em projetos escolares, como Robótica e F1 nas Escolas, me ajudou consideravelmente, pois já estava criando e escrevendo projetos científicos aos 12 anos. Tudo isso proporcionou avanços significativos no aprendizado e no desenvolvimento escolar”.

Sobre o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil", a estudante conta que a princípio ficou tranquila, porém durante o desenvolvimento percebeu toda a complexidade. Por ser musicista e estar inserida no universo das artes conseguiu seguir um caminho que relacionava o cinema às artes e à cultura. “Dessa forma, consegui construir bons argumentos e obter um bom resultado”, acredita.

Música

Britney já está fazendo os planos para o futuro: cursar Licenciatura em Música na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ela conta que a escolha teve influência por meio do projeto de música do Sesi Escola. “Muito cedo eu me envolvi com o universo musical, por meio do qual tive a oportunidade de crescer como violoncelista e ser convidada a participar da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo – um grupo de músicos profissionais que faz concertos mensalmente”.

Acima de 700 pontos

Dezenas de alunos do Sesi Escola figuram na lista de estudantes que alcançaram nota acima dos 700 pontos. É o caso das alunas Gabriela Evangelista da Silva, que obteve 880 pontos, e Maria Eduarda Jordan Prado, que comemorou a pontuação de 860.

O estudante João Pedro Maciel da Silva conquistou 760 e Bruno Teixeira 700 pontos. “Fatores como o feedback dos apontamentos feitos pelas professoras, juntamente com as correções das redações pela plataforma Imagine e as refações são pontos que auxiliam os alunos nesta jornada”, afirma a coordenadora pedagógica da unidade, Luciana Brandão.

Para a educadora, os simulados bimestrais também contribuem fortemente para o aperfeiçoamento da disciplina de redação e a evolução do desempenho dos estudantes.

Enem

O Enem 2019 teve a participação de mais de 3,9 milhões dos 5,1 milhões de inscritos. A edição teve 53 notas 1 mil na redação, de acordo com um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 17.

O número de candidatos com nota máxima caiu de 55 para 53 em relação a 2018. O número de redações nota zero aumentou de 112.559 para 143.736.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555