O ROTA INDUSTRIAL EM 2024: NOVOS SETORES, NOVAS ROTAS  - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
rota

Tome nota!

O Rota Industrial em 2024 está mobilizando os setores de Biocombustíveis e Esmagadoras de Soja. Já avançamos na fase do “preparar”, que consiste em uma ação conjunta entre o Sindicato das Indústrias de Biodiesel de Mato Grosso (Sindibio-MT), o Sindicato das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Bioind-MT) e a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). As indústrias dos respectivos setores receberão a equipe de pesquisadores do Rota Industrial. Além deste, em 2024, outros setores farão parte dessa importante iniciativa. 

Ao momento, concomitante a fase do preparar, é implementada a primeira fase do “ouvir”. A equipe de pesquisa, para adentrar ao cenário das indústrias, realiza as entrevistas com os Stakeholders (executivos e presidentes dos sindicatos e associações). O objetivo é balizar o questionário de pesquisa no intuído de deixá-lo numa linguagem mais próxima à compreensão dos partícipes (trabalhadores das indústrias).  

Já foram entrevistados os executivos e presidentes do Sindibio e Bioind, e o presidente executivo da Abiove. Nesse movimento foram acolhidas as sugestões para alinhar as Rotas a fim de conduzir pessoas chave das indústrias em reuniões coletivas. Nesses encontros, o foco será explanar e sanar as dúvidas referentes ao projeto, viabilizar as agendas de visitas presenciais das bases sindicais e seguir para a segunda fase que consiste em “ouvir as pessoas nas indústrias”.   

Este diálogo, sem dúvidas, aproxima o Sistema Fiemt, Sindicatos, Associações e as Indústrias que receberão a equipe de pesquisa do Rota Industrial in loco. 

Veja! O Rota Industrial, que tem na sua natureza a perspectiva de pesquisa mista, quanti-qualitativa, demanda desse esforço anterior, que é privilegiar a aproximação com os sindicatos, associações, instituições e indústrias. Dessa forma, para além da aproximação, configura-se como responsabilidade e respeito aos sujeitos e instituições que farão parte da etapa “ouvir” no campo, bem como, para realizar as demais ações do “propor” que consiste no Workshop Setorial, evento que todos os envolvidos nas etapas anteriores são convidados a observar/manusear/priorizar os dados de pesquisa. 

A finalização das etapas metodológicas se dá na interação que ocorre na “Oficina de Consenso: construindo Rota ao desenvolvimento”, etapa do “agir”, início da formatação de uma agenda setorial em que se constroem e validam colaborativamente as macros e microações. O documento validado na oficina irá compor os planos de ação para alavancar o segmento industrial e poderá ser distribuída intra e interinstitucional no Sistema S, instâncias de governo, Associações, Institutos de Pesquisa, Universidades, Escolas Técnicas e Institutos Federais, entre outros atores que colaborarão para o desenvolvimento da indústria mato-grossense ao alcance do status 4.0. 

“Spia aí!!!” 

Site Rota Industrial: clique e acesse! 
Podcast Rota Industrial: clique e ouça! 

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555