ZPE vai impulsionar indústria na região oeste de MT, diz presidente da Fiemt - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
ZPE

A Receita Federalhomologou o alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres nesta quinta-feira (21.03), em cerimônia realizada no Palácio Paiaguás. Com isso, a unidade já está oficialmente a apta a começar a operar. Com tratamento tributário e administrativo especial, as empresas que se instalarem no local ganham vantagens competitivas no comércio internacional.

Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso e membro do Conselho da AZPEC, associação responsável por administrar a ZPE, Silvio Rangel celebrou a medida e disse que Mato Grosso passará por um novo ciclo de desenvolvimento com o início das atividades da ZPE. “Não tenho dúvida de que a ZPE irá impulsionar um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento industrial na região oeste e em Mato Grosso. A FIEMT continuará a apoiar e colaborar com iniciativas que fortaleçam o setor industrial em Mato Grosso”.

Também representaram a Fiemt no evento os vice-presidentes Heloizo Motta e Jandir Milan.

A ZPE é uma forma de estimular as vendas externas em um regime especial, o seu foco é trazer benefícios para as empresas que trabalham com a produção e comercialização de bens a serem vendidos no exterior. A Zona de Processamento de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de aproximadamente 240 hectares. Além da área administrativa, o local possui 60 lotes para instalação de empresas.

ZPE CACERES

Conforme a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) quatro empresas já solicitaram ao Conselho da ZPE autorização para instalação e aguardam a análise de projetos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A empresas solicitantes são a New Glance Ingredientes Nutricionais, a Chicken Tech, a ECORF Brasil e a TRC/Floresteca, sendo que esta última já tem estrutura dentro da ZPE e apenas aguarda o alfandegamento para estabelecer relações comerciais.

Secretário da Sedec, Cesar Miranda destacou toda a trajetória do governo do Estado na conclusão da obra e viabilização da operação da ZPE. “Este é um sonho antigo se tornando realidade. É importante destacar que o mais difícil foi a viabilidade do negócio, com a atração de investidores e empresas. A parte física, da obra, esse governo já demonstrou que tem muita competência para fazer rápido. Mas nós conseguimos, além das empresas que já estão confirmadas, temos outros interessados”, explicou.

Durante o evento, uma delegação com representante de sete empresas chinesas estava presente, eles estão no estado para conhecer a ZPE e buscar oportunidades de negócios.

Texto: Ana Rosa Fagundes

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555