Sesi MT importa tecnologia para o maior centro de treinamento do Brasil em saúde e segurança do trabalhador - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Coreia
No total, serão 14 contêineres equipados paratreinamentos
específicos. Foto: Ana Rosa Fagundes

O Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso caminha para ser referência nacional em treinamentos de saúde e segurança no trabalho. A primeira etapa do projeto intitulado “Sesi Experience” será inaugurada ainda este ano, na cidade de Rondonópolis, contendo tecnologia de simulares e realidade virtual inéditos no Brasil.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e o superintendente do Sesi Mato Grosso, Alexandre Serafim, estão em Seul, na Coreia do Sul, e nesta segunda-feira (04.03) visitaram a empresa Youngwoo, com a qual o Sesi tem contrato para a fabricação de equipamentos para projeto de Mato Grosso.

No total, serão 14 contêineres equipados para treinamentos específicos. Sete serão módulos móveis, que poderão ser levados até empresas para capacitação dos funcionários no local. A outra metade dos módulos será fixa, instalada no Sesi Experience de Rondonópolis.

O investimento nesta primeira fase do projeto é de US$ 1,6 milhões (dólares) com a compra dos equipamentos da empresa coreana. Além disso, também está sendo reformado espaço que abrigará o centro, na unidade do Sesi Rondonópolis.

Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt e do Conselho Regional do Sesi MT, destacou que esse investimento trará uma nova abordagem ao ensino, preparando os trabalhadores para agir de forma eficaz em situações de emergências. “O conceito do Sesi Experience, como o próprio nome já diz, é que o trabalhador tenha uma experiencia real no treinamento, dentro dos limites de segurança. Não serão apenas teoria ou métodos tradicionais, o treinamento será como se ele estivesse enfrentando uma situação de perigo real. Esse projeto será referência no Brasil”, disse o presidente.

Alexandre Serafim, superintendente do Sesi MT, enfatizou que essa tecnologia será um divisor de águas na formação em Segurança e Saúde do Trabalhador, proporcionando uma aprendizagem prática e contribuindo para a cultura de prevenção de acidentes. “Nós sabemos que este projeto, que logo estará já funcionando na prática, vai impactar diretamente o modelo de como se faz treinamento em SST em Mato Grosso e no Brasil. Estamos falando em mudança de cultura, com valorização dos procedimentos de segurança. O projeto representa um esforço para promover um ambiente de trabalho mais seguro e preparar os trabalhadores para lidar com os desafios do mundo industrial moderno”.

Missão coreia
A empresa Youngwoo tem mais 25 anos de experiência e
é referência mundial em modelos tecnológicos e inovadores
para Segurança do Trabalho. Foto: Ana Rosa Fagundes

Conjunto com sete equipamentos de treinamento e simulação composto de:

Módulos móveis

1 – Evacuação de emergência

2 – Segurança elétrica

3 – Combate a incêndio e fogo causado por faíscas

4 – Proteção aos olhos, mãos e membros em acidentes com máquinas e correias

5 – Ergonomia e uso de EPI’s (capacete, botina e mãos)

6 – Sistema de aterramento e proteção individual (ferramentas elétricas manuais e utilização de serras de fita e de mesa)

7 – Simulador de realidade aumentada (4D) interligados com oito cenários de acidentes de trabalho

Módulos fixos

1 – Utilização de Arnês de Segurança e Queda em Altura

2 – Resgate em Espaço confinado

3 – Queda em escada tipo A

4 – Experiência com Escada Vertical e Altura

5 – Segurança na abertura do piso

6 – Colapso de Guard Rail e Plataformas

7 – Plataforma móvel de trabalho

Coreia
O investimento nesta primeira fase do projeto é de​​​​US$
1,6 milhões(dólares) com a compra dos equipamentos.

Tecnologia coreana

O contrato com a empresa coreana foi assinado em setembro do ano passado, depois uma jornada da equipe do Sesi MT envolvendo pesquisa para buscar o que é há de melhor no mundo em SST. A empresa Youngwoo tem mais 25 anos de experiência e é referência mundial em modelos tecnológicos e inovadores para Segurança do Trabalho. Com mais de 300 projetos internos, a empresa também exporta equipamentos para mais de 20 países, sendo a primeira vez na América Latina.

A Coreia do Sul é um país de 51 milhões de habitantes localizado na Ásia e é uma das maiores economias mundiais (13ª posição). Além disso, está classificado como um dospaíses mais desenvolvidos do mundo e avançados tecnologicamente. A Youngwoo cresceu junto com o apogeu econômico do país, com abertura de muitas indústrias e necessidade de modernização em treinamentos de SST.

O Diretor da empresa, Hyun Oh, recebeu a delegação do Sesi e explicou que a empresa tem mais de 300 projetos internos no país e exporta para mais de 20 nações e que, com este contrato com o Sesi MT, será a primeira vez da Youngwoo na América latina. “Nós estamos trabalhando há mais de 25 anos no ramo e fomos pioneiros, exportamos para muitos países e agora estamos felizes por levar nossa tecnologia ao Brasil”, afirmou.

Para atender a demanda de Mato Grosso, o projeto do Sese Experiece foi desenhador e pensando especificamente na realidade regional da indústria e agroindústria mato-grossense. A principal adaptação é que parte dos equipamentos são módulos móveis, que serão encaixados em caminhões e podem ser levados até às empresas.

Visita a centro de treinamentos de multinacionais

Tendo como cliente a Hyundai, a Youngwoo levou a delegação de Mato Grosso para conhecer centros de treinamento em saúde e cultura da multinacional sul-coreana nesta segunda-feira, onde parte do que foi experimentado lá também estará em Mato Grosso.

Centro avançado de Sorriso

O Centro Avançado de Tecnologia em SST de Sorriso, o Sesi Experience Sorriso, tem previsão de ser inaugurado em 2025. A unidade será composta por um prédio com estrutura robusta, com espaços adaptados para testes imersivos de práticas de segurança, além de todos equipamentos e tecnologia que compõe o Sesi Experience de Rondonópolis.

coreia
O presidente da Fiemt e o superintendente do Sesi MT
cumprem agenda na Coreia do Sul de 04 a 08 de março

Em Sorriso, por exemplo, haverá um armazém de grãos e um tombador de descarregamento de grãos, em tamanho real, para treinamento de segurança voltados para a agroindústria.

Também terá auditório, escritório para equipes multidisciplinares dedicados a projetos de pesquisa aplicada, salas de reuniões e áreas de suporte.

O Sesi Experience vai contribuir para a inovação e competividade da indústria e agroindústria do Estado, reduzindo os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de ajudar as empresas a operarem em conformidade com as Normas Regulamentadoras oficiais.

Números de acidentes de trabalho no Brasil e em Mato Grosso

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), Mato Grosso registrou em 2022 um total de 10,7 mil notificações de acidentes de trabalho, incluindo 107 casos fatais. Essas estatísticas ressaltam a importância de iniciativas como essa para mitigar os riscos e reduzir o número de incidentes no ambiente industrial.

Agenda na Coreia do Sul

O presidente da Fiemt e o superintendente do Sesi MT cumprem agenda na Coreia do Sul de 04 a 08 de março com o objetivo de finalizar a compra de equipamentos que irão fazer parte do maior complexo de saúde e segurança do trabalho agroindustrial do Brasil. A agenda no país asiático ainda contempla visita a centros de treinamentos de grandes empresas multinacionais, como a Hyundai, LG e o centro de treinamento em saúde e segurança estatal coreano além da embaixada brasileira na Coreia do Sul.

Texto: Ana Rosa Fagundes

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555