Sindipan/MT | Empresários de panificação e confeitaria conhecem soluções do Senai para desenvolvimento do setor - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Sindipan
Associados do Sindipan/MT visitaram a unidade do Senai Porto

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) está se preparando para oferecer cursos personalizados para atender às demandas dos industriais do setor de panificação e confeitaria do estado. Esse trabalho está sendo construído em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso (Sindipan/MT).

A necessidade de qualificação profissional, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos é uma constante no setor de panificação e confeitaria em Mato Grosso. O Senai MT, ciente dessa demanda, apresentou suas soluções para os associados do Sindipan MT na quarta-feira, 21 de fevereiro.

Desde 2001, a unidade Senai Porto mantém a Escola de Panificação, equipada com fornos, amassadeira, cilindro, modeladora de pães e outros equipamentos utilizados na panificação e confeitaria. Por meio de cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento, iniciação profissional e capacitação, o Senai MT oferece cursos de fabricação de diversos tipos de pães, confeitos, bolos, salgados e chocolates, sempre visando o melhor aproveitamento dos ingredientes e o cumprimento das normas dos órgãos de fiscalização e vigilância sanitária.

Samuel Gariglio, presidente do Sindipan/MT, que neste ano celebrará 50 anos de fundação, destacou a importância da parceria entre o Sistema Fiemt e os sindicatos. “Temos uma grande carência de mão de obra qualificada e até mesmo básica. Precisamos que novos profissionais sejam formados para garantir a continuidade do setor”, disse ele.

Roberta Rodrigues, gerente de Operações do Senai MT, ressaltou a importância da reunião para entender as necessidades do segmento e criar soluções personalizadas. “É através da escuta que conseguiremos customizar os cursos conforme a demanda da indústria”, afirmou.

Durante a visita à unidade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Senai Lab, um espaço para a prototipagem de ideias através da colaboração e interação, além da Escola de Panificação. Eles também receberam informações sobre o Núcleo de Apoio ao Crédito (NAC) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o programa Sócio Indústria.

Representantes das indústrias Vilma Confeitaria, Pães e Delícias, Sabian Alimentos, Fazpane, Pão Nobre, Chipas e a equipe técnica do Sistema Fiemt também participaram das reuniões e visitas.

Texto e fotos: Eduardo Cardoso

 

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555