Tuiutech: estreante em competição de robótica, equipe de Cuiabá pretende superar limites - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Tuiutech: estreante em competição de robótica, equipe do Senai Porto pretende superar limites
Equipe se prepara para participar de campeonato pela
primeira vez - Foto: Reprodução

O nome é inspirado na ave tuiuiú, um dos animais símbolos de Mato Grosso. A Tuiutech é a equipe do Senai Porto e Sesi Escola Cuiabá que fará sua estreia em uma competição nacional de robótica, mais precisamente o Torneio Sesi de Robótica, que acontece entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília (DF).

A Tuiutech é uma das oito equipes mato-grossenses que participam da competição e se considera uma equipe irmã da Mtech, que também pertence ao Senai Porto. Uma segunda inspiração dos participantes vem de outras equipes mato-grossenses mais experientes, a exemplo da Agrotech e da Agrobot, que já participaram do torneio, tendo até mesmo uma delas participando do campeonato mundial, o World Championship.

Eles competem na categoria FRC – FIRST Robotics Competition, conhecida como a olimpíada da robótica. Neste ano, o desafio tem como tema: Crescendo. A novidade são as argolas, que vão representar notas musicais. Duas alianças de três equipes competem para pontuar ou tocar notas em três elementos diferentes. Elas devem amplificar alto-falante, subir ao palco, harmonizar e chamar atenção antes que o tempo acabe.

Os talentos da equipe são os oito alunos: Breno Leite, Heitor Aragão, Izaac Junior, João Paulo Lima, João Vitor Amorim, Juliano Vieira, Marcos Oliveira e Vinicius Sinhori. Já os mentores são os profissionais: Weksley Lima e Marcilio Laurindo.

Tuiutech: estreante em competição de robótica, equipe do Senai Porto pretende superar limites
Essa é uma das oito equipes que representam MT
no Torneio Sesi de Robótica em Brasília

Para a construção do robô, a equipe conta com o modelo básico da competição, o kitbot. Mas a expectativa da equipe não tem nada de básica, já que a primeira participação deve ser marcada pela superação de limites, como explicou um dos mentores Weksley.

“Estamos tentando fazer o nosso melhor para proporcionar um robô competitivo, queremos alcançar nossos limites e assim superá-los para obtermos o pódio. Estamos trabalhando ao máximo, tanto alunos quanto mentores, para termos uma ótima competição e tentando entregar tudo que podemos”, disse Weksley.

Quer conhecer mais sobre a equipe? Acesse @tuiutech no Instagram.

O evento

O Torneio Sesi de Robótica acontece dentro da programação do VI Festival Sesi de Educação, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Mais de 2 mil estudantes de todo o país participam da competição que classifica as melhores equipes para torneios internacionais. Entre eles, o World Championship, a copa do mundo de robótica que será realizada em abril, em Houston, nos Estados Unidos.

Texto: Julia Oviedo

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555