Sindusmad: reunião de diretoria destaca resultados e planejamento para 2024 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Procompi
A Gerente de Sustentabilidade e Inovação do Sistema Fiemt,
Ribenildes Souza, apresentou o programa Procompi

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) começou o ano de 2024 com muitos desafios e oportunidades para o setor de base florestal de Sinop e região. No mês de janeiro, a entidade realizou 42 ações, entre reuniões, ações e atividades em defesa do setor. Na quarta-feira (07), foi realizada a primeira reunião ordinária de diretoria com a apresentação dos resultados e do planejamento do setor para os próximos meses.

O presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, destacou os trabalhos realizados no primeiro mês do ano, juntamente com o Centro das Indústrias Produtores e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem MT), Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e a secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Groso (Sema MT).

A publicação do Decreto 680 que regulamenta a Gestão Florestal de Mato Grosso e amplia a validade da Autorização para Exploração Florestal (Autex) por meio de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) de 12 para 24 meses foi uma das grandes conquistas anunciadas durante a reunião.

“Essa mudança beneficia muito o produtor, ao conseguir fazer um planejamento estratégico da sua escala de produção. Os proprietários que já possuem Autex, ao invés de pedir prorrogação, vão pedir retificação do prazo de validade da respectiva autorização”, explicou Antoniolli.

Qualificação

Em parceria com o Senai MT, a programação de capacitações iniciará no município de Cláudia com o curso de operador de alinhadeira. O início está previsto para o dia 26 de fevereiro, e o curso será realizado durante três sábados.

“Claudia e região foram contemplados com mais um curso de capacitação de mão de obra, valorizando o industrial, o colaborador e a matéria-prima. Os cursos de qualificação profissional para o setor de base florestal são muito importantes e teremos mais ao longo do ano”, pontuou o presidente.

Crédito

A gerente de Sustentabilidade e Inovação do Sistema Fiemt, Ribenildes Souza, apresentou durante a reunião os detalhes do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). A iniciativa é um convênio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sistema Fiemt e tem o intuito de aumentar a competitividade da das micro e pequenas indústrias.

“O envolvimento dos sindicatos e associações é fundamental nesse processo de fortalecimento do setor industrial. Quem conhece a empresa é o empresário, mas nós, como entidades representativas, temos o papel de apoiar e contribuir para o desenvolvimento sustentável das indústrias”, ressaltou Ribenildes.

Celebração

Sindusmad
Entidade completará 40 anos em 2024

O Sindusmad completará 40 anos no próximo dia 21 de março. Para comemorar essa data, a diretoria decidiu iniciar os preparativos para um evento em homenagem aos pioneiros do setor de base florestal e enaltecer os diretores que passaram ajudaram a escrever a história do sindicato.

Texto: Assessorias Sindusmad e Sistema Fiemt

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555