Produção industrial de Mato Grosso fecha 2023 com alta de 5,2%; destaque para os setores de biocombustíveis e de alimentos - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
produção
ato Grosso ficou na 5ª posição com melhor desempenho

Mato Grosso encerrou 2023 com crescimento de 5,2% na produção industrial. O desempenho positivo colocou o estado na 5ª posição do ranking nacional, com destaque para os setores de biocombustíveis e de alimentos, que tiveram desempenho acima da média estadual. A análise dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) mostra que no acumulado de 2023, o setor de biocombustíveis cresceu 13,4%.

“Estamos observando um crescimento notável na produção de etanol no estado, sustentado especialmente pelo aumento da produção de etanol a partir do milho, que hoje responde por cerca de 75% da produção de etanol do estado. E temos perspectivas mais investimento e aberturas de novas plantas. Certamente é um setor que está contribuindo muito para o desenvolvimento econômico e social do estado”, pontuou o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e presidente das Indústrias de Bionergia de Mato Grosso (Bioind), Silvio Rangel.

Outro setor cujo comportamento superou o índice estadual foi o de fabricação de produtos alimentícios, puxado principalmente pelas indústrias frigoríficas.

“Conseguimos aumentar em mais de 25% a quantidade de abates de animais. Anos anteriores trabalhávamos com capacidade ociosa”, explica o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Frigorífico de Mato Grosso (Sindifrigo-MT), Jovenino Borges. Segundo ele, em 2023 foram abatidos 6,3 milhões de cabeças de gado, frente a 4,8 milhões em 2022.

Por outro lado, os setores de produtos químicos e de madeira registraram queda na comparação com o ano anterior de 12% e 3,9%, respectivamente. O comportamento negativo também foi observado nos setores de minerais (-0,5%) e de bebidas (-1,8%).

No ranking nacional, Mato Grosso ficou na 5ª posição com melhor desempenho, atrás dos estados Rio Grande do Norte (13,4%), Espírito Santo (11,1%), Goiás (6,1%) e Pará (5,4%).

Dezembro 2023 – A produção industrial de Mato Grosso teve um leve aumento de 1,9% em dezembro de 2023 na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O saldo positivo foi provocado também pelos setores de fabricação de produtos alimentícios, fabricação de bebidas, produtos de madeira, fabricação de minerais não metálicos e fabricação de produtos químicos. O setor de biocombustíveis foi o único com resultado negativo (-7%) nessa comparação. Na comparação com novembro de 2023, a produção industrial estadual registrou queda de 3,3%.

Texto: Vívian Lessa

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555