Fiemt e Setor de Base Florestal de Mato Grosso se unem para destravar exportações do segmento - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

florestalA Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em conjunto com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e o Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF), participou de reunião articulada pelo senador Jayme Campos (União Brasil) junto ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, com o intuito de desburocratizar as exportações dos produtos do setor de base florestal do estado. O objetivo é resolver problemas como a paralisação de mercadorias nos portos devido à falta de agentes de fiscalização do órgão federal, o que tem gerado prejuízos à industrial regional.

A Fiemt estava representada pelo presidente Silvio Rangel e pelo presidente do Conselho Temático Tributário, Rodrigo Guerra, junto com o presidente do Cipem, Ednei Blasius e do FNBF, Frank Rogiere, que participam virtualmente, além do senador Jayme Campos. Eles solicitaram Ibama a disponibilização de servidores para atuarem no Porto Seco de Cuiabá, a fim de resolver essas demandas e agilizar as exportações.

Representatividade e peso na balança econômica

O setor florestal de Mato Grosso tem grande representatividade na economia, tendo negociado com 62 países em 2023. As exportações de produtos florestais nesse período totalizaram US$ 104,6 milhões, com destaque para os Estados Unidos, Índia e China. Os principais produtos exportados incluem madeira bruta, serrada e perfilada, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555