Presidente em exercício da Fiemt destaca a importância da inovação no Setor Elétrico em evento realizado em Cuiabá - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
sergio antunes

O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Sérgio Antunes, participou nesta segunda-feira (05.02) do evento "Inovação no Setor Elétrico", organizado pelas Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso (Ipes) e pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi). O evento reuniu especialistas, empresários e autoridades para discutir os desafios e oportunidades na produção energética no Brasil.

Antunes ressaltou a relevância do tema para a indústria mato-grossense, destacando que o custo da energia é um componente crucial no processo produtivo. Ele enfatizou a necessidade de políticas recorrentes de redução gradativa de alíquota de ICMS e além de investimentos na expansão da rede, desenvolvimento de pesquisa e inovação para melhorar a qualidade do serviço oferecido.

Além disso, o presidente destacou a busca por garantir o acesso à energia com regras estáveis, preços competitivos e segurança no abastecimento. Ele enfatizou a importância da diversificação das fontes de geração elétrica, priorizando iniciativas renováveis como hídricas, biomassa, biogás e fotovoltaica.

sergio

"A Fiemt, comprometida com o fomento da inovação e a competitividade das indústrias mato-grossenses, vê a discussão sobre qualidade, expansão e transição energética como essencial em um cenário de mudanças climáticas e novas tecnologias. Hoje pagamos umas das tarifas mais caras do país e isso é um dos desafios para o desenvolvimento econômico do estado", afirmou.

O evento, que contou com a participação de especialistas, empresários e autoridades, evidencia a cooperação entre setor privado, academia e governo na busca por soluções inovadoras para o setor elétrico, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento sustentável da indústria em Mato Grosso.

Participaram do evento o senador Wellington Fagundes, senador Jayme Campos, vice-presidente da frente parlamentar de logística e infraestrutura senador Marcelo Castro, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ricardo Tili, Deputada estadual Janaina Riva, Deputado estadual Carlos Avallone e representantes da UFMT, UFR, Unemat e IFMT.

Texto: Ana Rosa Fagundes

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555