Expansão de mercado para produtos florestais de Mato Grosso será fortalecida em 2024 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
cipem reunião

Metas para 2024 e um balanço das ações realizadas em 2023 foram debatidas durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos empresários industriais do setor de base florestal. O encontro foi realizado na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), em Sinop. Convidado a participar da reunião coordenada pelo presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem), Ednei Blasius expôs os programas e eventos agendados para divulgar o potencial produtivo do setor de base florestal de Mato Grosso e ampliar o comércio nacional e internacional dos produtos florestais.

No primeiro semestre de 2024 será realizada a 5ª edição do Dia da Floresta, com participação de representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) no município de Alta Floresta, no norte mato-grossense. Essa ação irá demonstrar, na prática, as atividades numa área de Manejo Florestal Sustentável, incluindo o processo de conservação da vegetação nativa, colheita e transporte de árvores maduras, industrialização da madeira serrada e apresentação do produto florestal acabado, como deck, forro, lambril, entre outros.

cipem reuniao

Também está confirmada a participação de empresários da indústria florestal de Mato Grosso na feira Carrefour International du Bois, em Nantes, na França - uma das maiores do mundo -, bem como na ForMóbile, em São Paulo (SP). Esta última se consolidou como a principal feira do setor moveleiro na América Latina, atraindo em torno de 50 mil visitantes e 500 expositores. A 10ª edição da ForMóbile será realizada no período de 2 a 5 de julho de 2024.

“Em Nantes, teremos um espaço muito bem elaborado para demonstrar o potencial da madeira produzida em Mato Grosso para o mercado internacional”, observa o presidente do Cipem. “Os produtos florestais de Mato Grosso atendem aos rigorosos critérios de rastreabilidade, qualidade e diversidade de espécies, com volume de produção suficiente para atender a demanda de consumidores nacionais e internacionais”, destaca.

Para estreitar relações com potenciais compradores dos produtos florestais mato-grossenses, industriais do setor associados ao Cipem participaram do Fórum Global da Madeira, em Macau, na China, nos dias 21 e 22 de novembro de 2023.

cipem reunião

Outro avanço conquistado pelo setor de base florestal em Mato Grosso é o levantamento, coleta, identificação e tombamento de um herbário de 32 espécies arbóreas nativas de interesse comercial, com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). “Essa ação é muito importante, pois evita a extinção de espécies arbóreas nativas. O herbário será reconstruído para evitar que ocorra esse prejuízo no futuro”, explica Blasius.

Também merece destaque a inclusão de linha de crédito para custeio de manejos florestais sustentáveis no âmbito do Plano Safra 2023/2024, lançado pelo governo federal em junho deste ano. O financiamento do manejo dos recursos florestais está previsto no RenovAgro - antigo Programa ABC - e prevê prazo de até dois anos para pagamento nas operações de crédito e taxas de juros em torno de 7% ao ano.

Em relação à saúde e segurança do trabalhador nas indústrias do setor de base florestal, foi implantado em 2023 o projeto Base Segura, do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o Cipem. São contempladas orientações com foco em 8 Normas Regulamentadoras (NRs).

cipem reunião sinop

Assembleia Geral - Durante a reunião realizada em Sinop, a superintendente de gestão florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Tatiana Paula Marques de Arruda destacou a importância do encontro com o setor produtivo florestal, ressaltando que muitas dúvidas tem surgido em relação novo sistema Sisflora 2.0, que está em fase de implantação e estabilização. "As informações sobre as melhorias precisam chegar até às pessoas", conclui.
“Foi uma reunião muito positiva para levar conhecimento aos associados e para informar sobre as ações que o Sindusmad e o Cipem vem realizando”, acrescentou o presidente do Sindusmad.

Premiações - Duas empresas associadas ao Sindusmad - ST Madeiras, de Nova Ubiratã e Biomassa Giacomelli e Filhos, de Vera -, juntamente com a indústria Madeireira Zortea, de Juruena, associada ao Sindicato da Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste do Mato Grosso (Simno), foram premiadas e homenageadas durante o Prêmio Preferência 2023. “Dos dez prêmios entregues, tivemos três da nossa região, sendo empresas praticamente de terceira geração, quase centenárias. É um estímulo para o setor, sinaliza que temos um caminho longo para seguir”, comenta o vice-presidente do Cipem, Gleisson Tagliari.
Diretor executivo do Cipem, Valdinei Bento também destacou a importância da premiação para o setor, que reconhece e valoriza a indústria florestal de Mato Grosso e estimula os empresários a continuarem investindo nos negócios, fortalecendo a atividade empresarial.

Texto: Assessoria Cipem-MT

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555