ARTIGO | COP 28: Desafios Ambientais em Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
ednei artigo cop
Ednei Blasius é presidente do Cipem de Mato Grosso

A discussão na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 28) destaca a importância de uma abordagem colaborativa para preservar a biodiversidade e mitigar os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente. Ciente desse papel, o setor florestal que realiza uma atividade comprometida com a conservação da vegetação nativa, demonstra sua responsabilidade ambiental e contribuição para construir um futuro mais sustentável para a região e para o planeta como um todo.

Diante das informações de desmatamento em Mato Grosso apresentadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e divulgadas nos veículos de comunicação, é importante diferenciar o desmatamento legal do ilegal, destacando áreas destinadas às atividades produtivas com autorização para supressão da vegetação nativa e proporcionando uma visão clara dos desafios enfrentados.

É fundamental também reconhecer que a proteção da floresta não pode se limitar apenas à fiscalização. Uma abordagem eficaz envolve a implementação e fortalecimento dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

Em Mato Grosso, onde 2.086 km² de florestas foram perdidos em um ano segundo o Inpe, os Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) emergem como uma solução potente. Com uma extensão total de 4,7 milhões de hectares de florestas manejadas em áreas particulares e que podem ser expandidas para 6 milhões de hectares no Estado, essa estratégia não apenas preserva as áreas designadas, mas também gera bens e serviços.

Ao adotar e manter Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) com o apoio do trabalho do empresário de base florestal, o produtor rural proprietário das terras fomenta uma gestão sustentável da sua propriedade, impede o desmatamento nessas áreas e promove a produção responsável, gerando emprego e renda à população que vive na região. A prática do PMFS protege a floresta em pé e contribui para o desenvolvimento socioeconômico local.

É imprescindível, portanto, intensificar os esforços na implementação e fortalecimento dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) em Mato Grosso. Essa técnica equilibrada não só visa conter as perdas ambientais como também busca criar uma sinergia entre conservação e desenvolvimento sustentável.

Ao abordar a problemática no cenário global da COP 28, Mato Grosso tem a oportunidade de buscar apoio e colaboração internacional para enfrentar o desafio do desmatamento. Nesse caminho, o setor florestal pode desempenhar um papel fundamental ao promover práticas sustentáveis, investir em tecnologias de monitoramento e engajar-se em iniciativas de incremento de áreas destinadas aos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

*Ednei Blasius é presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem).

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555