Presidente da Fiemt participa da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

silvioO presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, irá participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28. O encontro ocorre entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes.

Pela primeira vez, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) terá um estande próprio no evento. Silvio Rangel faz parte da delegação da CNI que reúne empresários e especialista que discutir os avanços já alcançados pelo Brasil na agenda do clima e propor soluções para que o país consiga reduzir as emissões de gases de efeito estufa e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono.

O espaço de 100 m2 vai sediar debates, painéis e apresentações de empresas convidadas. São mais de 40 atividades previstas, em que serão discutidos temas como financiamento climático, mercado de carbono, o potencial da energia eólica offshore e de novas tecnologias, ações necessárias para adaptação às mudanças climáticas e capacitação dos países em desenvolvimento para lidar com essas questões.

Silvio Rangel participa do painel Desafio e Oportunidades da Bioeconomia Brasileira, que ocorre no dia 4 de dezembro, às 15h (7h horário de Cuiabá) . Na oportunidade, serão discutidos os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento de cadeias produtivas baseadas em bioeconomia, considerando as experiências e o potencial do Brasil como país megadiverso. O painel explorará as interseções entre utilização da biodiversidade, inovação, tecnologia e sustentabilidade.

copDiálogo empresarial busca oportunidades de negócios e investimentos

No dia 6 de dezembro, a CNI realizará o Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, evento que proporcionará um debate entre o setor empresarial brasileiro e estrangeiro alicerçado em quatro pilares estratégicos: transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal.

O objetivo é proporcionar um ambiente de relacionamento e oportunidades entre indústrias brasileiras, congêneres de outros países e organismos internacionais.

Serão abordadas possibilidades de negócios e investimentos para a descarbonização da indústria e a contribuição do setor para que o país consiga atingir as metas de redução de emissões e dos assuntos relevantes da agenda climática discutidos na COP28. É também um espaço para prospectar parcerias, tendência e novas tecnologias que contribuam para a competitividade e a sustentabilidade da indústria.

A CNI também participa da conferência como membro-observador, contribuindo ativamente com o governo brasileiro nas negociações que realizará junto às demais partes. Nesse sentido, algumas das ações defendidas pelo setor incluem a definição da estratégia de descarbonização da economia, o avanço na implementação do mercado global de carbono e a mobilização dos países para o financiamento climático. As propostas se encontram no documento Visão da Indústria para a COP28, entregue ao governo federal.

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555