Tendências e desafios para a agroindústria de Mato Grosso são destaques durante reunião do Coagro - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Coagro
Conselho Temático da Fiemt reúne diversas entidades que
integram a cadeia agroindustrial de Mato Grosso

Pautas relevantes do setor da agroindústria de Mato Grosso foram discutidas durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Temático da Agroindústria  (Coagro), realizada na manhã desta terça-feira (07). Presidido por Ednei Blasius, o conselho é formado por empresários e representantes de entidades industriais, órgãos públicos, privados e instituições governamentais, com a finalidade de promover e estimular a interação das entidades representantes do setor produtivo.

A reunião virtual conduzida pelo empresário industrial Ednei, que também é presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), teve o objetivo de conectar os demais setores industriais com o agronegócio, com foco em agregar valor na cadeia produtiva das atividades econômicas.

Na ocasião, o presidente do Sindicato das Indústrias do Biodiesel no Estado de Mato Grosso (SindiBio-MT), Rodrigo Guerra, apresentou o setor do biodiesel e seu potencial. Além disso, foi destacada a retomada do protagonismo do biocombustível na defesa do meio ambiente, pois possui baixos índices de poluição, colaborando com a sustentabilidade no país.

Na oportunidade, Blasius expôs os impactos na demora da análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na cadeia produtiva. "O registro público do CAR é importante para o produtor rural, sendo necessário um plano de ação para dar mais celeridade às análises do Cadastro Ambiental no estado. Devido à sua relevância na cadeia produtiva, sem o CAR não é possível acessar crédito rural, impede a autorização para supressão de vegetação nativa e outras licenças, além de restringir o acesso a programas de apoio e pagamentos por serviços ambientais governamentais", enfatizou Blasius.

A verticalização da indústria também foi tema da reunião, com discussões sobre a possibilidade de as empresas da indústria ampliarem suas operações em diferentes estágios da produção e distribuição, a fim de melhorar sua competitividade e eficiência.

O superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, destacou o trabalho que o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) está realizando, fortalecendo ações com a agroindústria no estado por meio do Sesi, Senai e IEL. Ele explicou que uma pesquisa realizada pelo Sesi MT, durante uma imersão de oito meses em uma empresa sul-coreana, referência mundial em solução de segurança, analisou o cenário nacional e mundial em tendências, problemas e soluções com inovação e tecnologia.

"Também fizemos conexão com a Alemanha em missão técnica em oito cidades em diversas indústrias visando ampliar a atuação da saúde e segurança do trabalho por meio de inovação e tecnologia. Visando ampliar e fortalecer a relação com as empresas tecnológicas internacionais, reunimos com a embaixada do Brasil na Coréia do Sul", concluiu Serafim.

Representantes de entidades participaram da reunião, Gustavo Oliveira, representando o Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário de Mato Grosso (Sinecal), Osvaldo Fioravante Biazi, consultor da Central Sicredi, Valvite Junior, gerente de tecnologia educacional do Senai MT e Normando Corral, ex-presidente do Coagro, entre outros.

Gabriela Carvalho/Assessoria Cipem

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555