Serviço oferecido pela Fiemt acelera e reduz custos na emissão de certificados para exportação - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
empreendedor
COD garante para empresa mais agilidade no processo de
emissão dos certificados

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio da Gerência de Internacionalização (Ginter), é a única entidade habilitada em Mato Grosso para emitir o Certificado de Origem Digital (COD). O documento garante a origem do produto, pré-requisito para reduções ou isenções de impostos de importação em países com os quais o Brasil possui acordos comerciais, como para a Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai, totalizando 33 países.

O processo facilitado de emissão do COD garante para empresa mais agilidade no processo de emissão dos certificados, bem como redução de custos e mais segurança na operação de exportação da empresa. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o COD representa uma economia de custos de pelo menos 35% na emissão do documento. Além de, reduzir o tempo de emissão do certificado de 24 horas para 30 minutos.

“Diferentemente de outras documentações, o Certificado de Origem pode ser emitido digitalmente, sendo encaminhado direto para a Aduana do país que deseja exportar, sem que a empresa precise recolher o documento físico e ter gastos com logística e afins. Além disso, é um documento que concede benefícios tarifários”, explica a especialista da Gerência de Internacionalização da Fiemt, Giulia Anchieta.

O assunto foi tema de palestra ministrada por ela durante a Feira do Empreendedor, evento que reuniu empreendedores, empresas e especialistas com conteúdo, ideias e oportunidades, promovendo o empreendedorismo e impulsionando os pequenos negócios.

Ela lembra que a burocracia é um dos principais impasses para aqueles que desejam exportar seus produtos. “Cerca de 24% dos exportadores veem o excesso e a complexidade dos documentos requeridos para as exportações e a exigência de documentos originais pelos diversos órgãos anuentes como um entrave significativo às exportações”, pontua.

Texto e foto: Vívian Lessa

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555