Sistema Fiemt inicia elaboração de planos de ação dos sindicatos industriais - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Fiec
Presidentes do Sindimec Sul e Sindimóvel se reuniram com
a equipe

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) está realizando uma série de atendimentos com os sindicatos industriais para contribuir com a elaboração do plano de ação das entidades e definir o planejamento das atividades para o próximo ano. A Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) é parceira e está prestando consultoria ao projeto.

A iniciativa é um desdobramento do trabalho que teve início em 2022, durante a realização do Workshop Sindical que reuniu representantes setoriais para elaborar proposições para desenvolver os sindicatos e indústrias associadas e ampliar a atuação da entidade.

Referência na gestão de convênios e parcerias com entidades sindicais, a Fiec, por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), está transferindo a metodologia utilizada há quase uma década para garantir que a Fiemt, através de Gerência de Relacionamento Setorial do Sistema Fiemt, possa potencializar o desenvolvimento dos sindicatos e empresas mato-grossenses.

“Está em nossa plataforma de desenvolvimento da indústria mato-grossense apoiar, em todos os aspectos, os 37 sindicatos que compõem a Fiemt. Aliás, mapear as necessidades dessas entidades junto às indústrias associadas foi um tema prioritário definido pelos próprios sindicados durante o nosso Workshop em 2022”, destaca Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt.

A superintendente da Fiemt e do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) de Mato Grosso, Fernanda Campos, destaca que o trabalho em conjunto com a Fiec já tem dado bons resultados. “Já temos uma parceria com a Fiec na área de ESG e estamos ampliando essa parceria para dar mais competitividade à indústria mato-grossense”, afirma.

Já nessa primeira etapa de levantamento das demandas e elaboração de projetos, a equipe se reuniu presencialmente com os presidentes do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Mato Grosso (Sindimóvel/MT), Ayres dos Santos, e Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgica, Mecânica e do Material Elétrico da Região Sudoeste de Mato Grosso (Sindimec Sudoeste).

De forma remota, o grupo também se reuniu com o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário da Região Sudoeste de Mato Grosso (Sinduscon Sudoeste), Celso Silva, e o vice-presidente da entidade, José Providência. Novas agendas estão sendo marcadas com os demais sindicatos.

Fiec2
A superintendente da Fiemt, Fernanda Campos, está à frente
do projeto.

Interação
Durante três dias, a coordenadora da Nucop, Cristina Moreira, e o assistente Robson Pereira detalharam à equipe da Gerência de Relacionamento Setorial do Sistema Fiemt as várias ações voltadas ao desenvolvimento das empresas e dos diversos setores industriais do Ceará.

A consultoria de transferência de metodologia em gestão de projetos é um marco para Fiec. “Até pouco tempo atrás, éramos nós que trazíamos metodologias para o Sistema Fiec e hoje estamos sendo reconhecidos por outras federações pelo grande trabalho que a gente realiza com os nossos parceiros”, afirma.

As apresentações foram realizadas à superintendente da Fiemt e do IEL, Fernanda Campos, para o gerente de Relacionamento Setorial do Sistema Fiemt, Vivaldo Matos, coordenadora Angélica Costa, analistas Paulo Apoitia e Maria Seror e assistente Paulo Andrade.    

“Com o auxílio da Fiec vamos avançar no apoio permanente dos nossos sindicatos e, consequentemente, da nossa indústria. A agroindústria está em constante crescimento no estado e nosso papel é favorecer a industrialização da nossa economia e sem dúvida esse trabalho passa pelo fortalecimento sindical”, finaliza Vivaldo Matos.

Texto: Eduardo Cardoso

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555