Comunicado à indústria | Medidas de prevenção à Covid-19 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Caros industriais,

Participei de várias reuniões no fim de semana com o Governo, analisando cenários e buscando novas ações para o enfrentamento da pandemia.

Antes de tudo, reafirmo que a Fiemt continua defendendo que a indústria é essencial e que precisa funcionar para não desabastecer o país e o nosso estado. Essa é a nossa postura desde o início da pandemia.

Durante as reuniões, já conseguimos o compromisso do governo de que não serão decretados feriados antes da próxima sexta-feira (26/03).

Porém, é importante que todos compreendam qual é o real cenário que estamos enfrentando:

1 -  Faltam vagas em hospitais, tanto na rede pública quanto privada. Corremos risco de desabastecimento de oxigênio, medicamentos e insumos hospitalares. Temos hoje 160 pessoas aguardando UTI, mas não há leitos disponíveis. Neste momento, não importa o sobrenome ou a conta bancária: se alguém precisar de hospital, tem chances mínimas de conseguir.

2 - Nosso índice de isolamento social oscila entre 36 e 40% – e precisamos chegar a a um mínimo de 55%, até que a pressão sobre os hospitais diminua. Isso não significa fechamento geral, mas sim a restrição de algumas atividades e, sobretudo, convencer as pessoas a buscar a própria segurança, mantendo o distanciamento, evitando aglomerações e deslocamentos desnecessários.

3 - Teremos 60 dias muito críticos, com a perda de muitas vidas.

Perante esse cenário, é fácil concluir a probabilidade de lockdown é muito grande. Para evitarmos isso, só existe uma via: manter o diálogo aberto e negociar, contribuindo com estratégias e ações.

E é isso o que estamos fazendo.

Senhores, lembro a todos que, graças ao nosso posicionamento rápido e acompanhamento constante da atuação dos governos, já obtivemos inúmeras conquistas para o setor, garantindo que quem cumpre as regras continue trabalhando.

Agora, vamos trabalhar para as melhores soluções coletivas. Além disso, estamos articulando também a viabilização de pleitos importantes para a sobrevivência de nossas empresas e a preservação de empregos, como extensão de prazo para o recolhimento de impostos, prorrogação de validade de certidões, auxílio aos setores mais impactados e outros.

O Sistema Fiemt segue atuando. Manteremos a todos informados assim que tivermos mais detalhes.

Cuiabá, 22 de março de 2021

Gustavo de Oliveira
Presidente do Sistema Fiemt

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555