Missão Ásia: Parceria entre Federações da Indústria, Agropecuária e Comércio fortalece expansão de negócios no exterior - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Missao
Governador destacou que instituiçoes serão porta-vozes de 
conhecimentos adquiridos na Missão

A parceria entre as Federações da Indústria, Agropecuária e Comércio de Mato Grosso (Fiemt, Famato e Fecomércio) na Missão Técnica Internacional Ásia 2023 deve render bons frutos para a expansão dos negócios internacionais dos principais setores produtivos do estado.

Durante a Missão, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou a união das Federação que trabalharam em benefício da economia estadual, promovendo o intercâmbio de negócios e informações em países com alto potencial de consumo e oferta: China e Índia.

missao
Missão reúne presidentes da Fiemt,
Fecomércio e Famato

“Essas Federações serão porta-vozes para disseminar importantes conhecimentos adquiridos nessa viagem de mais de 10 dias. Conhecemos realidades distintas na China, que é uma grande compradora do que produzimos e exportamos, conhecida também por ser a fábrica do mundo, e a Índia, que tem uma economia em crescimento para ser a terceira maior do mundo”, pontuou o governador.  

O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, disse que essa é uma parceria inédita e que trará muitos benefícios para a economia estadual. “Compusemos uma importante missão de negócios, focados em promover o desenvolvimento do estado na área internacional. Unimos esforços para fomentar estratégias para exportar nossa produção ou para adquirir tecnologia promovendo a competividade das empresas no mercado interno”. 

Participaram também da viagem os presidentes da Famato, Vilmondes Tomain, e da Fecomércio, Wenceslau Júnior, além do Sebrae, Aprosoja e outras entidades do setor produtivo. Pela indústria, estavam presentes 18 empresários de nove setores industriais (construção civil, construção pesada, moveleiro, vestuário, têxtil e tecelagem, alimentos e bebidas, reciclagem, metalmecânica e elétrica, gráficas e bioenergia.  

O grupo participou das principais feiras da China e Índia, a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) e a Feira Internacional da Índia (IITF). Também realizaram reuniões técnicas e estratégicas com a Confederação das Indústrias Indianas (CII),  com o Conselho de Promoção de Exportações de Engenharia da Índia (EEPC), com representantes de governos locais e visitarão portos e indústria.

Texto: Vívian Lessa

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555