Parceria entre Cipem e Rede Mulher Florestal busca equidade de gênero no setor de base florestal - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
enesf

Buscar um espaço e reconhecimento no mercado de trabalho não é novidade para a mulher e no setor de base florestal não é diferente. Afinal, apenas 10,2% do total de trabalhadores desse setor são mulheres e elas ainda não conseguem chegar aos altos cargos administrativos. 

Pensando em mudar isso, foi criada a Rede Mulher Florestal e, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), firmou uma parceria para promover mais oportunidades para as mulheres no Estado.

Esse assunto, inclusive, foi abordado durante o Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) de 2023, realizado em 09 e 10 de novembro, em Cuiabá.

Bárbara Bomfim, presidente do Conselho Diretor da Rede, explicou que a organização é sem fins lucrativos, independente, apartidária, foi fundada em 2018, com a missão promover a equidade de gênero no setor de base florestal. O objetivo é que o setor se abra para presença das mulheres, com atenção diferenciada às necessidades femininas. 

Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.

enesf mulheres

“Estamos em todos os estados do Brasil e, com base em temas estratégicos, atuamos em quatro grupos de trabalho: educação, igualdade e empoderamento, maternidade e a mulher no mercado de trabalho, mulheres na tomada de decisões”, detalhou.

Os desafios

Dentre os desafios enfrentados pela mulher estão a dificuldade da ampliação da licença maternidade para seis meses; a dificuldade de troca de emprego se a mulher estiver grávida.

“Poucas mulheres estão em cargos de liderança. Uma pesquisa mostrou que algumas delas conseguiram chegar a esses postos após a chefia de uma outra mulher que tiveram a atenção e podem tê-las apoiado nessa progressão de carreira. São detalhes que, quando fazemos o recorte, vemos quais são os desafios”, pontuou.

Parceria com o Cipem

mulheres enesf

Bomfim destacou que a importância da parceria firmada com o Cipem é porque isso permite ampliar o trabalho executado pela organização em prol das mulheres, em mais uma localidade brasileira.

“As associações nos ajudam a manter a nossa estrutura profissional e também auxiliam na construção dos recortes que serão analisados para a construção do cenário onde a mulher está inserida”, disse.

O diretor executivo do Cipem, Valdinei Bento dos Santos, comentou que a parceria é resultado da percepção dessa busca que a mulher tem feito pelo seu espaço dentro do segmento florestal. Principalmente, no ramo industrial, saindo dos escritórios.

“A mulher tem mostrado que não quer apenas a atuação administrativa, mas sim, quer ir para a floresta, para a indústria. E ela exerce com maestria esses trabalhos. Ela mostra que desempenha, sim, o mesmo papel que o homem. Nós queremos levar a Rede para dentro dos sindicatos e que essa equidade seja promovida e se torne uma realidade”, concluiu.

Enesf

O Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) de 2023 aconteceu na quinta-feira (09) e sexta-feira (10), em Cuiabá. 

Além da ampliação do espaço para a mulher no segmento de base florestal, foram abordados outros temas como a retomada da contribuição sindical, a  Terceirização do Trabalhador, participação das empresas no programa Base Segura, Reforma Tributária e a troca das experiências do trabalho desenvolvido nos sindicatos.

Texto: Assessoria Cipem

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555