Enesf 2023 encerra evento com saldo positivo e expectativa de novas edições - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

cipemA edição 2023 do Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) realizado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em Cuiabá, foi encerrado com saldo positivo de participação e aproveitamento. Há, inclusive, expectativa por novas edições.

O Enesf foi realizado nos dias 9 e 10 de novembro, na Capital. O evento reuniu diretores executivos e analistas de sete dos oito sindicatos do setor de base florestal que formam o Cipem. Na oportunidade foram realizadas palestras com temas pertinentes ao dia a dia dos participantes.

O momento foi a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a contribuição sindical, a pejotização no mercado de trabalho, reforma tributária, como lidar com o sistema da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dentre outros. Houve também o momento de troca de experiências sobre o trabalho realizado por cada sindicato como sugestão para os demais. A descontração ficou por conta do Sesi e a ginástica laboral que promoveu um descanso ativo aos participantes.

“Essa interação entre os diretores executivos dos sindicatos que formam o Cipem e também com as instituições do nosso cotidiano, como Sema e Ibama, é muito importante. Aqui adquirimos informações para aprimorar o nosso trabalho de excelência que já é realizado junto aos nossos associados”, avaliou Claudinei Melo Freitas, diretor no Cipem e também vice-presidente do Sindinorte e membro do Fórum Nacional de Atividade Florestal.

Dentre os participantes, a avaliação também é positiva. Flares Mariotti, executivo do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), participou pela primeira vez.

“Esse é um evento muito bom, tem bastante informação e aqui podemos esclarecer muitas dúvidas sobre os problemas do dia a dia com os profissionais disseminando o conhecimento de maneira bem eficiente para nós”, comentou.

Com uma ampla bagagem de participação no Enesf, Dilmar Lemes, executivo do Sindicato da Indústria de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam), afirmou que só tem elogios a mais uma edição.

“Essa é a 11ª vez que participo e nosso conhecimento, da área executiva do setor florestal, grande parte é adquirido aqui. Afinal, muita coisa pode ser alterada e aqui fazemos uma atualização do que está em vigência e podemos debater também as nossas demandas. Parabéns por mais essa edição”, parabenizou.

O diretor executivo do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Felliphe Marinho Costa, pontuou que acredita que os participantes voltam para casa motivados, com muitos planos e ideias. Mas destacou que poderia haver uma pequena melhoria: mais edições ao ano.

Texto: Gabriela Carvalho/Assessoria Cipem

“O Enesf acontece apenas uma vez ao ano, acredito que poderiam ser duas para termos mais oportunidade de interação entre os sindicatos e o Cipem, para a troca de conhecimento”, comentou.

Enesf

O Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) de 2023 aconteceu nessa quinta-feira (09) e sexta-feira (10), em Cuiabá. 

Dentre os demais temas abordados estão a retomada da contribuição sindical, a  Terceirização do Trabalhador, participação das empresas no programa Base Segura, Reforma Tributária e a troca das experiências do trabalho desenvolvido nos sindicatos.

Confira como foi o evento, na rede social do Cipem (@cipemmt)

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555