Sindicatos da Base Florestal trocam experiências de trabalho durante Enesf 2023 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
enesf 2023

A troca de experiências é uma grande oportunidade de aprender sobre o que dá certo em outras localidades e, quem sabe, pensar em aplicar em sua realidade. Pensando nisso, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) realizou uma experiência sindical durante o Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) de 2023. 

O diretor executivo do Cipem, Valdinei Bento dos Santos, explicou que o evento também tem esse objetivo, que é o de proporcionar um momento diferente de interação entre as instituições que compõem a entidade.

“É um momento que vai muito além do grupo via rede social ou aplicativo. Aqui é uma interação diferente, tem mais proximidade. É a oportunidade de dividir as experiências que deram certo no fortalecimento da imagem da instituição, seja no setor florestal, trazendo, inclusive mais associados, ou também no social”, comentou.  A partilha das experiências foi na quinta-feira (09), primeiro dia do Enesf. 

Qualificação

Com foco no mercado de trabalho, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), localizado em Sinop (500 km de Cuiabá), investiu na oferta de cursos e qualificações, em parceria com o Senai. 

enesf 2023

Após a oferta de 13 cursos gratuitos, entre eles: afiador, laminador e operador de plaina, o Sindusmad conta com um total de 264 alunos matriculados e 256 certificados, ou seja, uma taxa de aproveitamento de 96%. Essas qualificações, inclusive, se tornaram itinerantes, com a proposta de irem para outros municípios. O Sindusmad levou os cursos até Marcelândia. Por outro lado, o sindicato investiu também em um trabalho de divulgação, em veículos de comunicação local, das vagas de trabalho abertas.

“Foi um modelo que deu muito certo porque, tanto o empresário quanto o funcionário se sentiram valorizados. O primeiro porque foi atendida a necessidade dele quanto à mão de obra qualificada e o segundo quanto a qualificação para o mercado de trabalho”, destacou o diretor executivo Felliphe Marinho Costa.

Saúde também tem vez

Pensando também no trabalhador, o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) tem buscado promover ações em prol da saúde do colaborador. A instituição realizou ações em que levou para dentro da indústria campanhas de regularização vacinais e realização de testes rápidos, como aferição da glicose, pressão arterial, além de testagem para infecções sexualmente transmissíveis. O objetivo é identificar pessoas que possam estar doentes e encaminhá-las para o atendimento.

enesf2023

“Na nossa campanha de atendimentos identificamos vários hipertensos, pré-diabéticos.  Na área odontológica foram registrados casos de pessoas com suspeitas de tumores. Isso foi além da nossa expectativa”, contou a Secretária Executiva do Simenorte, Kelen Brezovsky. A iniciativa, que antes era bienal, agora é realizada anualmente.

Em parceria com o Sesi, o Sindicato tem levado o “Sesi Viva Bem”, que também conta com os atendimentos rápidos e ginástica laboral.

Sem esquecer do social, o Sindusmad também fez ações em prol de instituições ou pessoas em situação de vulnerabilidade. Brezovsky lembrou da iniciativa que contemplou o Lar de Idosos com doações mensais de fralda e também foi feita uma campanha odontológica.

Em evidência

Já em Sorriso (397 km de Cuiabá), o Sindicato das Indústrias de Base Florestal de Sorriso (Simas) procurou fazer a entidade ser vista. Por isso, dentre as ações que realizou está o acordo com um veículo de comunicação da região para disponibilizar um banner da instituição e fez publicações de matérias temáticas.

O diretor executivo do Simas, Evaldo Oestreich, conta ainda que estabeleceu uma aproximação com o Sindicato Rural local e fez até uma campanha e evento sobre a “produção florestal em evidência”. Essa ação resultou no aumento da oferta de matéria prima sustentável por meio da elaboração de novos planos de manejo florestal sustentável, objetivo alcançado.

O Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava) também tem buscado evidência, mas com foco nas crianças. A secretária executiva Ariéli Lirian Raulino contou que a Prefeitura tem contactado o Sindicato para que ele vá até as unidades escolares para realizar as palestras sobre manejo florestal.

enesf 2023

Estreitamento

O estreitamento do relacionamento com os mais variados atores do setor, principalmente os associados, é uma ação que tem resultado bons frutos aos sindicatos das indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno) e de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam), segundo os executivos das instituições.
Para tanto, as entidades investem na realização das visitas técnicas que permitem ouvir as demandas do setor para fazer os devidos encaminhamentos, como destacaram os executivos, Flares Mariotti e Dalmir Lemes.

Enesf

O Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) de 2023 aconteceu nessa quinta-feira (09) e sexta-feira (10), em Cuiabá. 

Dentre os demais temas abordados estão a retomada da contribuição sindical, a Terceirização do Trabalhador, participação das empresas no programa Base Segura, Reforma Tributária e a troca das experiências do trabalho desenvolvido nos sindicatos também serão discutidos.

Acompanhe tudo pelas nossa rede social, @cipemmt

Texto: Assessoria Cipem

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555