Manejo Florestal Sustentável : Cipem participa de feiras internacionais na Ásia - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Cipem
Gleisson Tagliari é vice-presidente do Cipem. Foto: Divulgação

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem-MT) promove o setor de base florestal em Exposição Internacional de Importação da China (CIIE), em Xangai. O vice-presidente da entidade, Gleisson Tagliari, integra equipe de 18 empresários da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) na Missão Técnica Internacional Ásia 2023. Durante 15 dias de programação, iniciados no último dia 3, a delegação mato-grossense cumprirá agenda em cidades da China e Índia.

Além do segmento industrial de base florestal, estão representados outros 8 setores industriais, sendo a construção civil, construção pesada, moveleiro, vestuário, têxtil e tecelagem, alimentos e bebidas, reciclagem, metalmecânica e elétrica, gráficas e bioenergia.

Nas atividades programadas na CIIE, os empresários visitaram um sistema de incubadoras e startups de alguns ramos industriais. O vice-presidente do Cipem apresentou o setor de base florestal para o público que esteve no centro tecnológico da CIIE. “Falamos sobre o setor florestal de Mato Grosso, suas potencialidades para atender a demanda consumidora da Ásia com madeira de qualidade, rastreada e proveniente de manejo florestal sustentável”.

Tagliari também participou da inauguração do estande do Brasil e de Mato Grosso na CIEE com a entrega de catálogos de produtos florestais para prospecção e rodada de negócios, com objetivo de estimular e promover o comércio e atração de investimentos entre Mato Grosso e China.

Visando fortalecer o desenvolvimento mútuo econômico e industrial, a Fiemt firmou parceria com a Associação de Empresas Brasileiras na China para Indústria, Comércio e Tecnologia (BraCham). A BraCham é reconhecida pelos governos chinês e brasileiro como representante dos empresários brasileiros na China. É um grupo integrado por pessoas jurídicas brasileiras com investimentos ou escritórios de representação no país asiático.

O memorando de entendimento bilateral, que funciona como um contrato preliminar para futuros acordos comerciais foi assinado na segunda-feira (6), em Xangai, na China, durante programação da Missão Técnica Internacional Ásia 2023.

O objetivo é estabelecer um marco de cooperação e facilitar a colaboração entre as partes, visando promover parcerias com empresas chinesas e impulsionar o desenvolvimento econômico e industrial de Mato Grosso. “Dessa forma, os empresários mato-grossenses poderão adquirir insumos necessários para desenvolver a produção, com foco, principalmente, na tecnologia que o mercado chinês oferece”, pontua o presidente da Fiemt, Silvio Rangel. O acordo prevê, ainda, a disponibilidade de dados, estudos e informações relevantes à execução da parceria.

Além de marcar presença na CIEE, o grupo empresarial também participa da Feira Internacional da Índia (IITF), na capital Nova Delhi. A agenda no país indiano inclui reuniões técnicas e estratégicas com a Confederação das Indústrias Indianas (CII), com o Conselho de Promoção de Exportações de Engenharia da Índia (EEPC), com representantes de governos locais e visitas a portos e indústrias.

De acordo com o relatório “Perspectivas Econômicas Mundiais”, elaborado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a Índia é a 6ª maior economia do mundo, com projeção de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) de 6,5% no período de 2023 a 2027. No ano passado, o comércio bilateral entre Brasil e Índia ultrapassou a barreira dos US$ 15 bilhões, com crescimento de 31,9% em relação ao ano anterior. A Índia tem uma base de consumidores de mais de 1,4 bilhão de pessoas.

Texto: Gabriela Carvalho/Cipem

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555