Missão Ásia: Comitiva da Fiemt visita Haikou e busca negócios e parcerias com província que possui a maior zona de livre comércio chinês - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
china
A China é maior comprador de soja, carne de Mato Grosso

A comitiva da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) que participa da Missão Técnica Internacional Ásia 2023 chegou nessa quarta-feira (08.11) em Haikou, na província de Hainan, China, que possui a maior zona de livre comércio chinês em atividade. A equipe foi recepcionada pelo vice-prefeito da cidade, Chen Jinson, autoridades e representantes de importantes empresas da região. A China é maior comprador de soja, carne e outros produtos de Mato Grosso.

A delegação industrial é composta por representantes da Fiemt e 18 empresários de nove setores industriais (construção civil, construção pesada, moveleiro, vestuário, têxtil e tecelagem, alimentos e bebidas, reciclagem, metalmecânica e elétrica, gráficas e bioenergia. O governador Mauro Mendes lidera a missão que conta também com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae MT), secretários de estado e o deputado estadual Diego Guimarães.

“Fomos recepcionados na prefeitura de Hainan, capital da província e temos o objetivo de conhecemos a maior zona de livre comércio da China. Como a nossa ZPE de Cáceres já em fase de conclusão, trocar experiências sobre esse modelo de operação será muito proveitoso para o nosso estado”, pontuou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.

Ele acrescenta que para Mato Grosso fortalecer a relação comercial com Haikou é muito estratégico, principalmente por considerar que o modelo econômico da província, com zonas de livre comércio de exportação que tem como objetivo impulsionar a integração do país com a economia mundial.

A delegação mato-grossense fica em Haikou até amanhã e, na sexta-feira, segue a Shenzhen, onde serão realizadas visitas à fábricas de carros e drones. Depois, o grupo irá para Índia, para a segunda etapa da missão técnica Ásia.

Texto: Vívian Lessa

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555