Desenvolvimento industrial: Fiemt firma parceria com Associação das Empresas Brasileiras na China para a compra de insumos - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
bracham
Objetivo é estabelecer um marco de cooperação e facilitar
a colaboração entre as partes

A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) firmou uma parceria com a  Associação das Empresas Brasileiras na China (Bracham) para fortalecer o desenvolvimento mútuo econômico e industrial. O memorando de entendimento, que funciona como um contrato preliminar para futuros acordos comerciais, foi assinado no nesta segunda-feira (06.11), em Xangai, na China, na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE), dentro da programação da Missão Técnica Internacional Ásia 2023.

O objetivo é estabelecer um marco de cooperação e facilitar a colaboração entre as partes, visando promover parcerias com empresas chinesas e impulsionar o desenvolvimento econômico e industrial de Mato Grosso. A Bracham é reconhecida pelos governos chinês e brasileiro como representante dos empresários brasileiros na China. É um grupo integrado por pessoas jurídicas brasileiras com investimentos ou escritórios de representação no país asiático.

“Dessa forma, os empresários mato-grossenses poderão adquirir insumos necessários para desenvolver a produção, com foco, principalmente, na tecnologia que o mercado chinês oferece”, pontua o presidente da Fiemt, Silvio Rangel. O acordo prevê ainda a disponibilidade de dados, estudos e informações relevantes à execução da parceria. 
Na programação do CIIE, o grupo visitou um sistema de incubadoras, com apresentação de startups dos ramos alimentícios, embalagens para aumento da vida útil dos vegetais, logística, reciclagem de tecido e advocacia.

Durante o evento, os integrantes da comitiva estão fazendo e participando da apresentação de seminários e rodadas de negócios para estimular e promover o comércio e a atração de investimentos entre o Estado e a China. 

Missão – 

A delegação da Missão Técnica Internacional Ásia 2023, que teve início na sexta-feira (03.11), terá uma extensa agenda de prospecção e negócios em cidades chinesas e na Índia. A equipe da Fiemt está representada 18 empresários de nove setores industriais presentes: construção civil, construção pesada, moveleiro, vestuário, têxtil e tecelagem, alimentos e bebidas, reciclagem, metalmecânica e elétrica, gráficas e bioenergia. A iniciativa ocorre em parceria entre o Governo de Mato Grosso, a Fiemt, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT).

Texto: Vívian Lessa

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555