Industriais de Mato Grosso desembarcam na China para agenda de negócios - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
china
Delegação de MT desembarca em Xangai

A delegação da Missão Técnica Internacional Ásia 2023 desembarcou em Xangai, na China, nesta sexta-feira (03.11), para dar início a uma extensa agenda de prospecção e negócios em cidades chinesas e na Índia. No total, serão 15 dias de programação, incluindo o tempo de deslocamento entre as cidades e os países.

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) está representada na missão pelo presidente Silvio Rangel e mais 18 empresários. No total, são nove setores industriais presentes: construção civil, construção pesada, moveleiro, vestuário, têxtil e tecelagem, alimentos e bebidas, reciclagem, metalmecânica e elétrica, gráficas e bioenergia.

A iniciativa ocorre em parceria entre o Governo de Mato Grosso, a  Fiemt, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O governador Mauro Mendes lidera a delegação, que também é composta pelo presidente Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio), José Wenceslau de Souza Júnior, e a diretora superintendente do Sebrae MT, Lélia Brun, além de empresários dos setores.

O grupo irá participar das principais feiras da China e Índia, a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) e a Feira Internacional da Índia (IITF). Também irão realizar reuniões técnicas e estratégicas com a Confederação das Indústrias Indianas (CII),  com o Conselho de Promoção de Exportações de Engenharia da Índia (EEPC), com representantes de governos locais e visitarão portos e indústrias.

Sivio
Presidente da Fiemt, Silvio Rangel, lidera 
comitiva de industriais

Na China, além de Xangai, o grupo terá agenda em cidades da província de Hainan, uma ilha localizada no extremo sul do país e que possui um porto que, quando estiver em plena operação, se tornará o maior do país. O modelo econômico da província, com zonas de livre comércio de exportação, faz parte de uma estratégia do Governo Central para impulsionar a integração do país  com a economia mundial.

Serão realizadas agendas também na cidade de Shenzhen, com visita à fábricas de carros e drones. Na Índia, as agendas se concentram em Nova Dheli.

Para Silvio Rangel, a realização dessa missão é de extrema importância, pois permite aos empresários de Mato Grosso conhecerem a realidade e as oportunidades de negócios "É uma forma de estabelecer parcerias e expandir as possibilidades comerciais do estado. A visita à China é relevante devido às exportações de Mato Grosso para o país, é uma oportunidade de fazer novas parcerias. A ida à Índia também é interessante devido ao seu mercado potencial e desenvolvimento. É o país com a maior população do mundo e ainda temos que construir e fortalecer essa relação entre o país e Mato Groso", avaliou.

chinaDa Fiemt, também fazem parte da comitiva a Superintendente Fernanda Campos e os Gerentes de Internacionalização e Desenvolvimento Industrial, Alexandre Glauco Selhorst e Lucas Barros.

Texto Ana Rosa Fagundes

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555