Estados Unidos: Empresários da indústria de MT focam no mercado americano - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
eua
Evento ocorre em parceria com o USCS, vinculado ao
Consulado Americano no Brasil

Com foco nas oportunidades de negócio com os Estados Unidos, os empresários mato-grossenses que miram na exportação e importação de produtos precisam se preparar para o que vem depois ao firmar contratos internacionais. A estruturação de um negócio focado no mercado externo deve ir além da capacidade de ofertar ou adquirir produtos.

Para contribuir, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio da Gerência de Internacionalização, realizou o evento “Fazendo Negócios com os EUA | Oportunidades internacionais ao seu alcance”. O evento é mais uma iniciativa para fomentar as relações comerciais entre as indústrias de Mato Grosso e empresas dos Estados Unidos e ocorre em parceria com o Serviço Comercial dos Estados Unidos (USCS), vinculado ao Consulado Americano no Brasil. 

“É a oportunidade para aprofundar e conhecer as ferramentas e estratégias necessárias para fechar bons acordos comerciais com os americanos”, pontuou o gerente de Internacionalização da Fiemt, Alexandre Glauco. O país americano é o 4º principal fornecedor das importações mato-grossenses e o 20º mercado destino das exportações estaduais. 

No acumulado de 2023 já foram comercializados o equivalente a US$ 299 milhões com o país americano, uma variação de 102,70% em relação ao total comercializado com o país no ano de 2022, com destaque para o comércio de soja em grão, ouro, carne bovina, gelatinas e madeira. Em relação as importações, empresas de Mato Grosso adquiriam, no acumulado de 2023, o equivalente a US$ 248 milhões, uma variação negativa de -61,2 % em relação ao total comercializado com o país no ano de 2022, sendo os produtos mais importados: adubos e fertilizantes, veículos aéreos, máquinas, veículos automóveis, armas e munições. 

"É necessário aproveitar bem o momento. E investir muito em tecnologia e inovação. Sair do campo das ideias e finalmente pôr em prática as ações", exemplifica o professor, palestrante global e líder em pensamento inovador, Hitendra Patel. O guru mundial da inovação que participou do evento da Fiemt ressaltou que o empresário precisa acompanhar as necessidades desse mercado, principalmente o americano, se quiser manter seus negócios em ascensão.

É o que planeja o empreendedor Wenderley Toro Machado, que produz farinha de mandioca há mais de 30 anos no município de Cáceres. Já antenado com as estratégias para ofertar seu produto no mercado interno, agora está focado no comércio exterior. Atualmente, estão presentes em estabelecimentos e 17 cidades da região oeste do estado. “Temos essa vontade de alcançar o mercado internacional, principalmente para o consumo dos latino-americanos, que são grandes consumidores de produtos como o nosso”.

Para o especialista do Serviço Comercial dos Estados Unidos, Renato Sabaíne, que ministrou a palestra “Auxiliando sua empresa nos negócios e investimentos com os Estados Unidos”, o empresário tem a opção de solicitar auxílio de entidades como a Fiemt, consulados e embaixada americana. “Isso pode reduzir gastos enormes. Essas entidades possuem pesquisas de mercado e outras informações necessárias para a internacionalização dos negócios”, conclui.

Texto e foto: Vívian Lessa

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555