Inverno seco: Programa Sesi Viva Bem dá dicas para você se manter hidratado - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

O outono já se encaminha para o final. O inverno de 2021 no Hemisfério Sul começa oficialmente no dia 21 de junho, à 00h32min e se estende até às 16h21min do dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília. A expectativa para a nova estação para nossa região é de um período seco, sendo assim, o programa Sesi Viva Bem preparou algumas orientações nutricionais importantes para mantermos a boa hidratação corporal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição –SBAN, a água representa 45 a 75% da composição do corpo humano e é responsável por funções importantes do organismo. No entanto, com a correria do dia a dia, é muito comum que a atenção ao consumo desse líquido precioso passe despercebido.

“A desidratação é caracterizada pela redução de água corporal, pela qual a sensação de sede já é um alerta e mecanismo de defesa que sinaliza início de desidratação. Baixa ingestão de água pode comprometer as funções vitais do corpo, como transportes de nutrientes e controle da temperatura”, relata a nutricionista do Sesi, Andréia Quadros.

Ela ressalta ainda que pode ocorrer também diminuição na frequência urinaria, o que não é bom, pois é na urina que excessos de sais minerais, como por exemplo, sódio, são eliminados do sangue, causando sobrecarga aos rins; além de deixar o organismo mais susceptível a infecções oportunistas.

A água hidrata as células, regula a temperatura corporal, controla a pressão arterial, transporta nutrientes, oxigênio, hormônios, além de eliminar substancias tóxicas. “É possível ficar longos períodos sem se alimentar, mas sem a água, em pouco tempo a vida se torna inviável”.

A nutricionista lembra sobre a importância de se hidratar em intervalos regulares, entre as refeições; manter sempre uma garrafa à sua disposição; não esperar sentir sede. “Lembre-se de que quando você sentir sede, já é um sinal de que seu organismo está precisando se hidratar. Em dias quentes ou abafados, redobre a atenção consigo mesmo, com as crianças e os idosos”.

Outra dica: a cor da urina é um excelente parâmetro. Se estiver escura e concentrada, pode indicar a necessidade de se tomar água, exceto quando a alteração se deve ao uso de algum medicamento ou consumo de determinados alimentos com corantes fortes.

Ao praticar atividades físicas é preciso repor os líquidos antes, durante e após os exercícios. “A transpiração é um fator importante para a desidratação durante os esportes. O suor se evapora da pele rapidamente, especialmente em temperaturas extremas. Por isso, lembre-se sempre de que a água é sua melhor companhia nestas horas”.

Alimentos como aliados

Além de água pura filtrada, a hidratação pode ser realizada com água de coco, suco de frutas frescas e chás, de preferência sem adição de açúcar.

Alguns alimentos são ricos em água e podem ajudar na hidratação como melancia, melão, abacaxi, laranja, manga, morango, chuchu e tomate.

Outra opção é fazer sucos, misturando frutas com vegetais frescos, como: laranja e couve; pepino, maça e hortelã; melancia, abacaxi e hortelã - que além de refrescar, garante presença de nutrientes que vão favorecer o sistema imunológico e uma boa saúde. Aposte ainda nas sopas. Além de ter água, elas trazem outros nutrientes importantíssimos.

Receita da nutri

Que tal hidratar-se com água saborizada e refrescante? Em uma garrafinha adicione frutas, vegetais, especiarias de sua preferência e deixe descansar por 30 minutos e pronto já terá sua bebida.

Ingredientes:

1 litro de água

1 maçã cortada em cubos

1 colher de cravos-da-índia

5 ramas de canela

Modo de preparo:

Corte a maçã em fatias ou em pedacinhos do tamanho que entre na garrafa, adicione as especiarias, complete com água e deixe descansar por 30 minutos.

O Programa

O Sesi Viva Bem é um programa gratuito, criado pelo Sesi MT, que abrange as áreas de Saúde, Segurança e Promoção da Saúde. Entre os pilares está Alimentação Saudável, que conta com um guia e orientação profissional sobre como os alimentos podem contribuir com a imunidade. Saiba mais Aqui.

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555