Novo modelo de atuação do Senai Barra do Bugres garante qualificação profissional na região - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Novos tempos exigem adaptação e, principalmente, inovação. E é exatamente isso que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) está fazendo ao implantar um novo modelo de negócio na unidade de Barra do Bugres. A partir deste mês de julho, as indústrias da região podem garantir a qualificação profissional dos trabalhadores em cursos específicos, de acordo com a demanda de cada empresa, com parcelas fixas mensais.

A iniciativa, inédita no Brasil, visa aumentar a produtividade, por meio de formação profissional, implantação de tecnologias e inovação nas empresas. O novo modelo do Senai MT no município, além de estimular a qualificação, contribui para elevar a competitividade e fortalecer o setor industrial.

Ao todo, são mais de 170 cursos de curta duração nas áreas de Automação, Automobilística, Bio Energia, Eletroeletrônica, Metal Mecânico e Segurança do Trabalho, direcionados ao setor industrial. Pelo novo formato, as indústrias escolhem os serviços, cursos e capacitações, que serão executados ao longo de 2020, conforme a necessidade.

O pagamento não é realizado de imediato, mas parcelado pelo período. Dessa forma, a empresa consegue fazer um planejamento financeiro e educacional, sem afetar a produção e com previsão orçamentária fixa mensal. Além dos serviços selecionados, em contrapartida, o Senai MT oferta mais vagas e cursos gratuitamente, de forma proporcional ao contratado.

Algumas indústrias do segmento sucroalcooleiro já aderiram ao novo formato e garantiram a capacitação para os trabalhadores. Para o diretor executivo da indústria Barralcool, Silvio Rangel, entre os benefícios está o estímulo para o empresário investir na educação e garantir mais eficiência na produção.

“Esse modelo traz a possibilidade de analisar melhor quais são as capacitações que cada indústria necessita, de forma mais objetiva e pontual. É uma forma de capacitar boa parte da população e ter uma mão de obra mais qualificada na região. Sabemos que quanto maior é a qualificação do trabalhador, maior é a produtividade dele. Logo, as indústrias só têm a ganhar”, avalia.

Senai na região
A partir de julho, o Senai Barra do Bugres estará sob a gerência do especialista em Gestão de Tecnologia Industrial, Muller Fernandes. De acordo com a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, as mudanças na unidade estão alinhadas ao planejamento estratégico da instituição para continuar contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região.

“A qualificação profissional é imprescindível para o ganho de produtividade do trabalhador, expansão de oportunidades e desenvolvimento de todos. Sabemos do potencial que Barra do Bugres possui e planejamos uma atuação na cidade que contribua de forma efetiva com o aumento da competitividade das indústrias e crescimento da região”, afirma.

O modelo de atuação implantado na cidade também poderá ser replicado em outras unidades do Senai Mato Grosso no estado.

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555