Certificado digital facilita envio da declaração do IR 2019 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Os contribuintes que possuem certificado digital têm facilidade na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda 2019. Com o e-CPF é possível utilizar a versão pré-preenchida do ano anterior, com os principais dados como rendimentos, deduções, bens e dívidas, que está disponível no site da Receita Federal, no menu de serviço “Meu Imposto de Renda”.

Mas o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), Mauro Santos, alerta que somente quem tem certificado digital consegue fazer a declaração de forma mais simples e com menos chances de erros. “O certificado digital é a identificação eletrônica de pessoas físicas ou jurídicas em ambientes digitais. Isso concede maior segurança e autenticidade às informações que serão transmitidas com total sigilo”, explica Mauro Santos. O IEL-MT é uma Autoridade de Registro (AR) credenciada a emitir certificados digitais.

De acordo com a Receita, o certificado digital também é obrigatório para a entrega de declarações de pessoas jurídicas – exceção feita às optantes pelo Simples com até três empregados. Disponibilizada pela Receita há alguns anos, a declaração pré-preenchida minimiza a possibilidade de erros porque são transmitidos automaticamente os dados vinculados ao CPF.

“Isso reduz os riscos de se cair na malha fina, pois o contribuinte precisará apenas verificar se as informações estão corretas e, no máximo, acrescentar alguns dados. Mas, para aproveitar essa comodidade, é preciso estar com o certificado digital válido”, reforça o superintendente do IEL MT. Outra vantagem do certificado digital é a possibilidade de acompanhar online todo o processamento da declaração do Imposto de Renda.

Santos explica que utilizar o certificado digital para declarar o imposto de renda é vantajoso até mesmo para pessoas físicas. “O certificado permite acesso a declarações dos últimos cinco anos, retificação de pagamentos, verificação de informações sobre as fontes pagadoras, acompanhamento de todo o processo da declaração e correções em tempo real. Tudo sem burocracia e, caso caia na malha fina, o problema pode ser resolvido no mesmo dia. Outra vantagem é que a restituição pode ser recebida mais rapidamente”, enumera.

Para enviar a declaração pré-preenchida é necessário adquirir um certificado digital, baixar a declaração no portal e-CAC da Receita Federal, baixar o programa do Imposto de Renda 2018 e importar a declaração pré-preenchida. O IEL-MT emite dois tipos de certificado digital: e-CPF (para pessoas físicas) e e-CNPJ (para pessoas jurídicas), que também permitem a emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e), acesso ao Conectividade Social e CT-e (envio de documentos fiscais para transportes de cargas).

Outras informações sobre o certificado digital podem ser obtidas pelo telefone (65) 3611-1574/ 3611-1645 ou pelo site http://www.ielmtdigital.com.br. A Autoridade de Registro IEL MT está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.193, sede do Sistema Fiemt, em Cuiabá.

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555