Fatec Rondonópolis apresenta graduação em Agrocomputação - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Com o avanço das tecnologias aliadas ao agronegócio, cresce a necessidade de profissionais com habilidades de projetar e aplicar soluções para o setor agrícola, além do gerenciamento de softwares e automação. Para atender essas demandas, a Fatec Senai MT criou a graduação em Agrocomputação que será apresentada nesta terça-feira (28), às 19h, na sede do Senai Rondonópolis. O evento terá a participação do especialista sênior de produto e mercado Rodrigo Villela, que atua como integrador B2B e API para a Latam e tem ampla experiência no agronegócio.

O tecnólogo poderá atuar em áreas focadas na solução de problemas do campo e da indústria, principalmente no que se refere à análise de dados, inteligência artificial, instrumentação, tratamento das informações e subsídios para tomada de decisão.

Entre as funções estão: Redes Embarcadas em Máquinas e Implementos Agrícolas; planejamento do Processo Produtivo; Tecnologias para Desenvolvimento em Big Data; Gestão de Banco de Dados, BI e Mineração de Dados, além de Big Data com Georreferenciamento.

O curso foi construído por várias mãos, desde empresas de máquinas agrícolas, passando por sindicatos, produtores, professores, mestres e doutores da Fatec, e diversas indústrias do estado. O profissional poderá atuar em empresas de tecnologia, desenvolvimento de projetos, assessoria técnica e consultoria, institutos e centros de pesquisa, além de organizações do setor agrícola e industrial.

A Faculdade Senai de Tecnologia com sede em Rondonópolis dispõe de laboratório de Informática e Microprocessadores; laboratório de Controle de Redes; laboratório de automação de processos do agro; laboratório de Mecatrônica; laboratório de Instrumentação e Sensores e laboratório de Hidropneumática.

De acordo com o diretor executivo do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), Álvaro Salles, as tecnologias voltadas ao campo avançam rapidamente e, com elas, a necessidade por profissionais que saibam operacionalizar esses computadores, analisar dados, tratar informações e dar subsídios para tomada de decisão. “Usamos 20% a 30% do potencial de nossas máquinas e equipamentos, isso significa perdas importantes em produtividade. Os cursos ofertados no mercado não suprem a nossa demanda e, por isso, procuramos a Fatec”, afirmou Salles.

“Com os avanços tecnológicos envolvendo o Agronegócio, também despontam áreas focadas na solução de problemas do campo. O curso é especialmente valioso para Mato Grosso, cuja economia está alicerçada no agronegócio com grande potencial para agroindústria”, afirma Rubens de Oliveira, diretor da Fatec Senai MT.

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555