Sindicatos da indústria visitam Instituto Senai de Tecnologia MT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sindicatos da indústria visitam Instituto Senai de Tecnologia MT

23/02/2024 - 17h52
Lab
Executivos visitaram os laboratórios do IST MT

Executivos de 10 sindicatos da indústria mato-grossense visitaram o Instituto Senai de Tecnologia de Mato (IST MT) em busca da promoção do desenvolvimento e sustentabilidade do setor no estado. Por meio de soluções tecnológicas, inovação e transferência de conhecimento, o IST MT realiza atendimento personalizado voltado às demandas específicas das indústrias.

Durante a visita, os executivos sindicais tiveram a oportunidade de conhecer as modernas instalações do IST MT, explorar os diversos produtos e serviços oferecidos, compreender as atividades desempenhadas e os projetos nos quais o instituto participa. Além disso, os participantes conheceram os laboratórios de alimentos e bebidas e da construção civil.

Maria Cristina Margonato, presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário, Têxteis, de Fiação e Tecelagem do Estado de Mato Grosso (Sinvest/MT), que acompanhou a visita, destacou que a oportunidade abre portas para futuras colaborações e desenvolvimento dos negócios.

“O IST é um importante instrumento para apoiar nossas indústrias, sobretudo no desenvolvimento de novos produtos, por meio de ensaios laboratoriais, pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirmou.

A presença dos sindicatos na unidade proporcionou uma valiosa oportunidade para os executivos entenderem melhor como o IST pode promover o desenvolvimento das indústrias, por meio de tecnologia e inovação em Mato Grosso.

“Temos competência e estrutura para resolver os problemas das indústrias. E nossa atuação em rede amplia ainda mais a nossa área de atuação na busca por soluções. Outro grande diferencial é que realizamos e fornecemos a interpretação de todos os dados dos serviços metrológicos realizados”, afirmou Tuka Martins, gerente do IST.

“O IST é um importante instrumento para apoiar nossas indústrias, sobretudo no desenvolvimento de novos produtos, por meio de ensaios laboratoriais, pesquisa, desenvolvimento e inovação”, afirmou.

A presença dos sindicatos na unidade foi oportunidade valiosa para os executivos entenderem melhor o papel do IST na promoção da tecnologia e inovação em Mato Grosso.

“Temos competência e estrutura para resolver os problemas das indústrias. E nossa atuação em rede amplia ainda mais o nosso portifólio de serviços na busca por soluções. Outro grande diferencial é que realizamos e fornecemos a interpretação de todos os dados dos serviços metrológicos realizados”, afirmou Tuka Martins, gerente do IST.

No ano passado, o IST atendeu cerca de 200 empresas, a maioria ligada à agroindústria, que abrange uma ampla gama de atividades, desde a produção de alimentos processados até a fabricação de produtos não alimentícios derivados de matéria-prima agrícola.

Participaram da visita os executivos sindicais que representam os setores de alimentação (Siamt e SIA Cáceres), energia (Sindenergia MT), biocombustíveis (Sindibio e Bioind), metalmecânico (Sindimec e Sindimec Sudoeste), construção civil (Sinduscon Sudoeste), reparação mecânica (Sindirepa) e confecção e têxtil (Sinvest).

Novo Brasil Mais Produtivo

Sindicais
IST é referência no atendimento à agroindústria e realiza
inúmeros trabalhos no desenvolvimento de novos produtos,
processos, serviços e soluções empresariais

Durante a visita, a gerente do IST MT apresentou o programa Novo Brasil Mais Produtivo, que destinará recursos financeiros para promover a produtividade e transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais. Será realizado um diagnóstico de estratégia de gestão, consultorias e cursos profissionalizantes de manufatura enxuta ou eficiência energética. O IST MT é parceiro dessa iniciativa do Governo Federal.

Missão

O IST MT, sediado em Cuiabá, tem como missão apoiar pequenas, médias e grandes empresas a se manterem atualizadas tecnologicamente e a fortalecerem sua presença nos mercados nacional e internacional, por meio de produtos e serviços, incluindo consultoria para eliminar desperdícios e aumentar a produtividade.

Os Institutos Senai de Tecnologia atuam fortemente na prestação de serviços técnicos especializados de metrologia e consultoria. Eles desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos, por meio das suas 62 unidades espalhadas por todo o país.

O IST MT tem realizado 25 grandes projetos de desenvolvimento de produtos, embalagens, bioenergia, bioinsumo, novos processos, projetos de engenharia e estruturante.

Texto e fotos: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555