Supervisores de coleta e transporte de leite participam de treinamento - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Supervisores de coleta e transporte de leite participam de treinamento

29/10/2019 - 17h27

Supervisores de coleta e transporte do leite de vários laticínios do estado participaram de treinamento oferecido pelo Sindicato das Indústrias de Laticínio de Mato Grosso (Sindilat-MT). A capacitação é exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A capacitação foi realizada na segunda-feira (28/10), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, e reuniu 42 participantes de 26 cidades do estado.

De acordo com a Instrução Normativa 77/2018 do Mapa, o treinamento de coleta e transporte do leite é obrigatório para garantir a qualidade do produto, que é extremamente perecível. Na região Centro-Oeste, a unidade mais próxima credenciada para oferecer a capacitação fica na cidade de Goiânia-GO.

“Trouxemos esse importante treinamento para o estado com o objetivo de facilitar para que as indústrias pudessem capacitar os técnicos. Possibilitando assim atender às exigências do Mapa com custos e tempo reduzidos”, destaca o presidente do Sindilat, Leonir Chaves, ao reforçar a importância da atuação do sindicato.

O treinamento abordou assuntos como higiene e procedimento de coleta de leite, seleção da matéria-prima com teste do álcool/alizarol e temperatura, além de acondicionamento e envio das amostras para análises laboratoriais.

O treinamento foi ministrado pelo professor doutor Edmar Soares, do Laboratório da Qualidade do Leite (LQL), pertencente ao Centro de Pesquisa de Alimentos (CPA) da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Produção
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso produziu no ano passado 684 milhões de litros de leite. Ainda segundo o instituto, atualmente o estado ocupa a 10ª posição no ranking nacional de produção.

Os principais municípios produtores no estado são Terra Nova do Norte, Nova Xavantina, Nova Canaã do Norte, Colíder e Castanheira.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555