Fatec Senai marca presença em congresso internacional com artigos sobre temas da atualidade

19/11/2019 - 17h43

O Congresso Internacional de Logística (IFLOG), realizado em Suzano (SP), contou com a apresentação de três artigos científicos produzidos pela Fatec Senai Cuiabá, sendo dois deles de autoria do acadêmico Alfânio Panacho Pereira. Em um dos artigos, ele analisa as relações e influências da Gestão 4.0 com a área de Recursos Humanos. Já o segundo artigo avalia os serviços de um aplicativo de transporte urbano em Cuiabá e Várzea Grande.

Os artigos dos professores mestres Andrey Sartori, Rosicley Nicolau de Siqueira, Fabrício Cesar de Moraes e Moisés Phillip Botelho, em conjunto com os alunos das turmas dos cursos superiores de Logística e de Recursos Humanos da Fatec Senai MT.

A Fatec marcou presença no Congresso com um um terceiro artigo, que avalia o comportamento do consumidor baseado em experiência omnichannel – que é uma tendência uma tendência do varejo, baseada na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Assim, o consumidor pode ser atendido em lojas físicas e virtuais de forma integrada, como se fosse um ambiente único. O artigo foi apresentado pela professora mestra Rosana Sifuentes Machado.

RH 4.0

O primeiro artigo se baseou em uma pesquisa qualitativa realizada com 60 profissionais da área de Recursos Humanos (RH) de todo o país, sendo a maior representação da Região Centro Oeste, a fim de identificar o grau de influência e transformações trazidos pela indústria 4.0 na atuação do setor. A pesquisa buscou também entender a aplicação do conceito de Gestão 4.0 nas organizações, verificar os principais desafios para a transformação do RH tradicional para o RH 4.0 e avaliar os impactos que poderão ser ocasionados pela transformação da organização com a nova gestão.

Os resultados mostram que ainda existem diversos pontos de atenção, embora a tendência geral seja de fortalecimento das áreas de RH. frágeis e que ainda necessitam de cuidados na gestão, sendo possível observar que as organizações vêm crescendo a cada dia mais onde o RH tem sido mais fortalecido mediante a introdução do RH 4.0.

Para a maior parte dos profissionais pesquisados (54%), a principal dificuldade na implantação dos conceitos 4.0 está na cultura da empresa. Em segundo lugar, vêm os processos (28%) e a gestão de pessoas (18%). A maioria dos gestores está ciente das dificuldades e percebe que ações de desenvolvimento humano devem ser repensadas para que aconteça o avanço e modernização de novas modalidades de trabalho.

A pesquisa mostra ainda que boa parte das organizações já está em busca de estímulo para os profissionais de RH a fim de desenvolver pessoas e abandonar o lado operacional, concluindo que o indivíduo deve se manter em constante transformação e que seus conhecimentos precisa ser debatidos e aperfeiçoados constantemente.

App Transporte

Entrevistas com 397 usuários de um aplicativo de transporte em Cuiabá e Várzea Grande mostram que o serviço ainda não alcançaram índices de satisfação suficientes para a fidelização dos clientes. A avaliação em geral não é ruim – mas permanece na chamada zona de indiferença – com notas entre 5 e 8. A boa notícia é que os resultado estão próximos da área considerada de fidelização, que é quando a avaliação fica acima de 8,0.

Participaram da pesquisa 318 pessoas de Cuiabá 79 de Várzea Grande, sendo a maior parte entre 26 e 41 anos. Um dado curioso é o uso da viagem compartilhada: ainda que ofereça como vantagem o custo reduzido, 74% dos entrevistados não utilizam essa modalidade. Um ponto de atenção se refere ao procedimento de troca de aparelhos de celular: quase um quarto dos entrevistados (23%) relatou ter tido dificuldade ao tentar configurar o aplicativo em um novo aparelho.

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555