Observatório da Indústria do Sistema Fiemt apresenta soluções em inteligência de dados para setor produtivo - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Observatório da Indústria do Sistema Fiemt apresenta soluções em inteligência de dados para setor produtivo

26/05/2023 - 08h28
lançamento
Coordenador da Rede do Observatório Nacional, Marcelo
Bispo, participou do evento em Cuiabá
Foto: Rogério Florentino

O Sistema da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) lançou oficialmente o Observatório da Indústria, que recebeu o credenciamento da Rede de Observatórios do Sistema Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com isso, passa a integrar o grupo que conecta o trabalho de inteligência prospectiva e coletiva sobre a indústria brasileira realizado por observatórios em todo o país. A apresentação do serviço, que é um braço de inteligência do Sistema Fiemt, foi realizada durante o Fórum da Indústria, no dia 25 de maio, em Cuiabá. Acesse o site do Observatório.

“O Observatório tem como objetivo oferecer serviço de inteligência econômica, de mercado, territorial e estudos customizados. Vamos fazer a coleta de dados, analisar e criar narrativas propondo tomadas de decisões para os empresários do Estado”, explicou o gerente do Observatório da Indústria do Sistema Fiemt, Pedro Máximo. Segundo ele, a premissa é potencializar os resultados a partir da análise de dados.

O gerente da Rede do Observatório Nacional da Indústria, Marcelo Bispo, ressaltou que integração do Observatório de Mato Grosso à Rede é um importante passo para ampliar e fortalecer os serviços prestados para a indústria mato-grossense.

lançamento
Observatório é um braço de inteligência do Sistema Fiemt
Foto: Rogério Florentino

 “Não tenho dúvidas de que continuarão o trabalho, que já vem sendo realizado no Estado, podendo compartilhar, trocar informações e consolidar os dados para toda a Rede”. 

Atualmente, 12 ambientes de inteligência coletiva compõem a rede, em suas diversas etapas de implementação e maturidade. O Observatório da Indústria de Mato Grosso teve suas metodologias validadas e incorporadas à área.
  
“Isso atesta a qualificação dos estudos, das informações técnicas e dados desenvolvidos pela equipe mato-grossense, reforçando o nosso Observatório como referência no Estado e no Brasil. Mato Grosso está em posição de destaque porque foi uma das primeiras Federações a ter um Observatório”, acrescentou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.

Além de Mato Grosso, foram credenciados oito Observatórios de outros estados: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia. Sete outros estados estão sendo mentorados para fazerem parte do grupo e, apenas os Observatórios do Paraná, Santa Catarina e do Ceará atuam com maturidade na Rede.

Texto: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555