Base Segura: Sistema Fiemt lança projeto que auxiliará indústrias do norte de Mato Grosso na gestão em saúde e segurança no trabalho - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Base Segura: Sistema Fiemt lança projeto que auxiliará indústrias do norte de Mato Grosso na gestão em saúde e segurança no trabalho

24/05/2023 - 16h49
base segura
Projeto vai oferecer 373 horas de atendimento às indústrias

O projeto Base Segura, que dará apoio às indústrias do segmento de base florestal de Mato Grosso na área de gestão em saúde e segurança no trabalho (SST), foi lançado oficialmente pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Serviço Social da Indústria em Mato Grosso (Sesi MT). A iniciativa, que já pode ser aderida pelo setor, foi apresentada durante o Fórum da Indústria, realizado na segunda-feira (22.05), em Sinop.

Na ocasião, foi assinado o primeiro contrato de adesão ao projeto que vai oferecer 373 horas de atendimento, assessoria, consultoria, palestras, treinamentos e apreciação de riscos para as empresas.  “Fiz questão de participar do Base Segura porque acredito que o Sistema Fiemt, através do Sesi, irá fazer um bom trabalho. A confiabilidade que a Instituição transmite e que já vem executando na região é motivo para garantir que o setor florestal está bem representado”, destacou a empresária, Gabriela Paludo. 

O Base Segura será concentrado em palestras, assessorias, consultorias e treinamentos em oito NRs, tais como gerenciamento de riscos ocupacionais e prevenção em SST (NR 1), comissão interna de prevenção de acidentes (NR 5), equipamento de proteção individual (NR 6), programa de controle médico de saúde ocupacional (NR 7), edificações (NR 12), condições de trabalho e conforto nos locais de trabalho (NR 24) e sinalização de segurança (NR 26). 

base segura
Empresária Gabriela Paludo foi a primeira a aderir o projeto

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, explicou que o Base Segura surgiu da necessidade do setor de base florestal realizar adequações à legislação de saúde e segurança no trabalho. “Para isso, antes de chegarmos ao projeto, realizamos palestras envolvendo 137 empresas de cinco municípios (Alta Floresta, Juína, Juara, Nova Maringá e Sinop). Em um segundo momento, construímos o Diagnóstico de SST in loco, com o total de 205 indústrias atendidas, levantando os principais problemas do setor”, disse.

Com base no diagnóstico, esse plano estratégico foi elaborado visando a prevenção de problemas e acidentes de trabalho. “Com essa estratégia as empresas fazem um trabalho preventivo, garantindo um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores e, especialmente, contribuindo para o desenvolvimento do setor”, pontuou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, ressaltando ainda que a Instituição busca sempre soluções que promovam um ambiente saudável para a construção e continuidade de negócios, fomentando o setor industrial mato-grossense.

A iniciativa recebe o apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e dos oito sindicados ligados à base florestal de Mato Grosso: Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad).Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Sindicato das Indústrias de Móveis do Norte do Estado do Mato Grosso (Simenorte), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras do Vale do Arinos (Simava), Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Base Florestal do Estado de Mato Grosso (Sindiflora), Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas) e Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte no Estado de Mato Grosso (Sindinorte). 

Texto e fotos: Vívian Lessa

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555